#172 - O grande dia do Perdão (10 de outubro)

Levíticos 16

Depois que os dois filhos de Arão foram mortos quando apresentavam a Deus, o SENHOR, uma oferta de incenso que não estava de acordo com a lei, o SENHOR falou de novo com Moisés. Ele disse: - Diga ao seu irmão Arão que não é qualquer hora que ele pode entrar no Lugar Santíssimo, que fica atrás da cortina da Tenda Sagrada. Se ele entrar, morrerá, pois é ali que eu apareço numa nuvem acima da tampa da Arca da Aliança, que é o lugar onde os pecados são perdoados. Arão só poderá entrar no Lugar Santíssimo depois de ter matado um touro novo como oferta para tirar pecados e um carneiro como oferta que será completamente queimada. Antes de entrar, Arão tomará um banho e vestirá as roupas sacerdotais, todas feitas de linho, isto é, os calções, a túnica e o cinto; e na cabeça ele colocará a mitra, também feita de linho. 

E Deus deu a Moisés as seguintes leis para o Dia do Perdão/Expiação: O povo de Israel entregará a Arão dois bodes para a oferta para tirar pecados e um carneiro para a oferta que será completamente queimada. Arão pegará o touro novo da sua própria oferta para tirar pecados e com ela conseguirá o perdão dos seus próprios pecados e dos da sua família. Depois levará os dois bodes até a entrada da Tenda Sagrada. Ali, na presença de Deus, o SENHOR. Arão tirará a sorte entre os dois bodes, usando duas pedras, uma com o nome do SENHOR, e a outra com o nome de Azazel. O bode que pertence ao SENHOR será morto por Arão como oferta para tirar pecados, e o bode que pertence a Azazel será oferecido vivo ao SENHOR. Depois Arão mandará esse bode para o deserto, a fim de conseguir o perdão dos pecados do povo. 

Arão pegará o touro novo da sua oferta para tirar pecados e com ela conseguirá o perdão dos seus próprios pecados e dos da sua família. Depois de matar o touro, Arão pegará um queimador de incenso cheio de brasas tiradas do altar que está na presença de Deus, o SENHOR, e dois punhados de incenso cheiroso bem moído e entrará no Lugar Santíssimo. Ali, na presença do SENHOR, ele porá o incenso no fogo para que a fumaça cubra a tampa da arca da aliança. Assim, Arão não morrerá. Ele pegará um pouco do sangue do touro novo e com o dedo borrifará a parte da tampa que dá para o leste; depois borrifará o sangue sete vezes em frente da arca da aliança. 

Em seguida Arão matará o bode do sacrifício para tirar os pecados do povo, levará o sangue para dentro do Lugar Santíssimo e borrifará com ele a tampa da arca e em frente da arca, como fez com o sangue do touro novo. Assim, Arão purificará o Lugar Santíssimo de todos os pecados, faltas e impurezas do povo de Israel. E fará a mesma coisa para purificar a Tenda Sagrada, que fica no meio do povo impuro. Enquanto Arão estiver no Lugar Santíssimo para fazer a cerimônia de purificação, ninguém deverá entrar na Tenda. 

Depois que Arão conseguir o perdão dos seus próprios pecados, dos pecados da sua família e dos do povo, então sairá da Tenda, irá até o altar que está em frente dela e fará a cerimônia da purificação do altar. Pegará um pouco do sangue do touro novo e do sangue do bode e o porá nas quatro pontas do altar. 


Com o dedo borrifará o sangue sete vezes sobre o altar, e assim o purificará das impurezas dos israelitas, e o dedicará ao serviço de Deus. Quando Arão terminar a cerimônia da purificação do Lugar Santíssimo, da Tenda Sagrada e do altar, então pegará o bode para Azazel, porá as mãos na cabeça do animal e confessará todas as culpas e faltas e todos os pecados dos israelitas. 

Assim, Arão passará para a cabeça do bode os pecados do povo e então mandará o bode para o deserto. Será escolhido um homem para levar o animal, e ele soltará no deserto. Assim, o bode irá para um lugar onde não mora ninguém, levando os pecados do povo. Em seguida Arão entrará na Tenda, tirará as roupas de sacerdote que havia vestido antes de entrar no Lugar Santíssimo e as deixará ali. Naquele lugar sagrado ele tomará um banho e, depois de se vestir, sairá para apresentar a Deus a sua própria oferta, que será completamente queimada, e a oferta do povo, que também sera completamente queimada. 

Assim, ele conseguirá o perdão dos seus próprios pecados e dos pecados do povo. E queimará no altar a gordura do animal oferecido em sacrifício para tirar pecados. 

O homem que tiver levado o bode para o deserto deverá lavar a roupa que estiver vestindo e tomar um banho antes de entrar de novo no acampamento. Depois de terminados o sacrifício para tirar os pecados do povo e a cerimônia da purificação do Lugar Santíssimo, feita com o sangue do touro novo e do bode, os corpos desses dois animais serão levados para um lugar fora do acampamento, e o couro, a carne e as tripas serão queimados. O homem que os queimar deverá lavar a roupa que estiver vestindo e tomar um banho antes de entrar de novo no acampamento. 



A comemoração do Dia do Perdão 



A seguinte lei deverá ser obedecida para sempre: No dia dez do sétimo mês todos os israelitas e os estrangeiros que moram no meio do povo não comerão nada o dia inteiro e não farão nenhum trabalho, pois nesse dia será feito o sacrifício para conseguir o perdão dos pecados do povo. Assim, o povo ficará puro na presença de Deus, o SENHOR. Este é um dia especial e será para sempre um dia em que ninguém comerá nada, nem trabalhará. 

O Grande Sacerdote que for ungido e ordenado para tomar o lugar do pai vestirá as roupas sacerdotais de linho e fará a cerimônia para purificar o Lugar Santíssimo, a Tenda Sagrada, o altar, os sacerdotes e todo o povo. 

Essa lei será obedecida para sempre, e uma vez por ano haverá a cerimônia para conseguir o perdão dos pecados de todo o povo. 

E tudo foi feito como o SENHOR havia ordenado a Moisés.



OBSERVAÇÃO:


O Dia da Expiação era o dia mais importante do ano para Israel. A palavra para expiar significa "cobrir". Os sacrifícios do Antigo Testamento não podiam de fato remover os pecados, apenas cobri-los. Durante este dia, o povo confessava seus pecados como uma nação, e o sumo sacerdote entrava no Lugar Santíssimo para fazer a expiação por eles. Então realizavam-se os sacrifícios, e o sangue era derramado para que os pecados do povo pudessem ser "cobertos" até que o sacrifício de Cristo na cruz lhes desse a oportunidade de ter os pecados removidos para sempre.

Arão passava muitas horas preparando-se para o encontro com Deus. Nós, porém, podemos nos aproximar dEle qualquer hora (Hb 4.16). Foi nos concedido um acesso a Deus mais fácil do que aquele oferecido ao sumo sacerdote do AT. Todavia, não podemos esquecer que Deus é santo nem deixar que este privilégio conduza a uma aproximação negligente. O caminho até Deus foi-nos aberto por Jesus Cristo, mas este fácil acesso de modo nenhum elimina a necessidade de nos prepararmos em oração para estar diante dEle.

Este episódio com os dois bodes ocorreu no Dia da Expiação. Os animais representavam as duas maneiras de Deus lidar com o pecado dos israelitas: 1 - Ele perdoava o pecado através do primeiro bode, que era sacrificado; e 2 - removia a culpa através do segundo, o bode emissário, que era enviado ao deserto. O mesmo ritual precisava ser repetido todos os anos. A morte de Jesus Cristo, no entanto, substituiu este sistema definitivamente. Podemos ter os nossos pecados perdoados e a culpa removida ao depositarmos nossas confianças em Cristo (Hb 10.1-18)


O queimador de incenso (incensário) era um prato ou vaso baixo pendurado por uma corrente ou carregado com pinças. Dentro do queimador colocavam-se incenso (uma combinação de essências doces) e brasas do altar. No Dia da Expiação, o sumo sacerdote entrava no Lugar Santíssimo carregando o incensário. A nuvem do incenso o impedia de ver a Arca da Aliança e a presença de Deus - de outra forma ele morreria. Além disso, o incenso pode ter tido um propósito muito prático: o cheiro doce chamava atenção do povo para o sacrifício matutino e vespertino, e ajudava a encobrir o mau cheiro ocasional.

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