#144 - Obrigações dos sacerdotes após a partida do deserto do Sinai


O SENHOR Deus disse a Moisés: - Mande chamar a tribo de Levi e ponha os seus membros para ajudarem Arão, o sacerdote, no serviço religioso. Eles farão tudo o que for necessário na Tenda Sagrada e estarão a serviço dos sacerdotes e de todo o povo. Cuidarão de todos os móveis e objetos da Tenda e cumprirão as suas obrigações para com os israelitas no serviço religioso. A única responsabilidade dos levitas é servir Arão e os seus descendentes. Mas você ordenará a Arão e aos seus descendentes que cuidem somente dos seus serviços como sacerdotes. Qualquer outro homem que tentar fazer esse serviço será condenado à morte. (Nr 3:5-10)

A eleição dos levitas (Nr 3:11-12)

O SENHOR Deus disse mais a Moisés: - Os levitas agora são meus. Quando matei os primeiros filhos dos egípcios, eu separei para mim todos os primeiros filhos de cada família israelita e as primeiras crias dos animais. E agora, em vez de ter os primeiros filhos do povo de Israel, eu tenho os levitas. Eles são meus. Eu sou Deus, o SENHOR. 

A família de Levi - recenseamento dos levitas (Nr 3:14-16) 

No deserto do Sinai o SENHOR Deus mandou que Moisés registrasse os levitas por grupos de famílias e por famílias, todos os do sexo masculino da idade de um mês para cima. E Moisés os contou como o SENHOR havia mandado. 

(Nr 3:21) 

O grupo de famílias de Gérson: 

era formado pelas famílias de Libni e de Simei. O número total, contadas uma por uma, da idade de um mês para cima, foi de sete mil e quinhentas. Esse grupo acampava atrás da Tenda, no lado oeste. Eliasafe, filho de Lael, era o chefe desse grupo de famílias. Os gersonitas cuidavam da Tenda, da sua cobertura de dentro, da cobertura de fora, das cortinas da entrada, das cortinas do pátio que fica ao redor da Tenda e do altar e das cortinas da porta do pátio e das suas cordas. 

O grupo de famílias de Coate:

era formado pelas famílias de Anrão, Isar, Hebrom e Uziel. O número total das pessoas do sexo masculino, da idade de um mês para cima, foi de oito mil e seiscentas; e essas pessoas tinham de cuidar da Tenda. Esse grupo de famílias, isto é, os coatitas, acampava no lado sul da Tenda. O chefe desse grupo era Elisafã, filho de Uziel. Eles cuidavam da arca da aliança, da mesa, do candelabro, dos altares, dos utensílios do Lugar Santo e da cortina da entrada do Lugar Santíssimo. Eles cuidavam de todos esses serviços. O líder dos chefes dos levitas era Eleazar, filho do sacerdote Arão. Ele era o chefe dos que fazia o serviço religioso no Lugar Santo. 

O grupo de famílias de Merari:

era formado pelas famílias de Mali e Musi. O número total das pessoas do sexo masculino, da idade de um mês para cima, foi de seis mil e duzentas. O chefe do grupo de famílias de Merari era Zuriel, filho de Abiail. Os meraritas acampavam no lado norte da Tenda e cuidavam das tábuas das vigas, das colunas, das bases e de todos os seus utensílios. Cuidavam também das colunas que ficavam no pátio ao redor da Tenda e das suas bases, estacas e cordas. 

Moisés, Arão e os filhos de Arão acampavam em frente da Tenda, no lado leste. Eles cuidavam dos serviços religiosos no Lugar Santo para o povo de Israel. Porém, se qualquer outro homem tentasse fazer esse serviço, devia ser condenado à morte. Como o SENHOR havia ordenado, Moisés e Arão fizeram uma lista de todos os levitas do sexo masculino, da idade de um mês para cima, conforme os grupos de famílias; o total foi de vinte e dois mil. 

gospelprime.com.br/licao-3-entrando-no-tabernaculo-o-patio/

OBSERVAÇÕES:

Durante a celebração da primeira Páscoa, Deus instruiu cada família israelita a dedicar seu primeiro filho a Ele (Êx 13.2). Os primogênitos eram separados para servir a Moisés e Arão no ministério. Entretanto, esta medida foi apenas temporária. Aqui vemos que Deus escolheu todos os homens da tribo de Levi para substituírem os primogênitos de todas as tribos de Israel (Nm 3.40-51; 8.16). Os levitas eram separados para cuidar do Tabernáculo e para ministrar ao povo. Todos os sacerdotes tinham que pertencer a tribo de Levi, mas nem todos os levitas eram sacerdotes. Os levitas só poderiam iniciar seu trabalho após os 25 anos de idade. Provavelmente, eles recebiam cinco anos de treinamento antes de começarem a trabalhar em período integral aos 30 anos.

Existe uma grande diferença entre o sacerdócio de Arão no Antigo Testamento e o sacerdócio de Cristo no Novo Testamento. Arão e seus descendentes eram os únicos que podiam realizar as tarefas sacerdotais e aproximar-se do lugar onde Deus estava. Agora que Cristo é o nosso Sumo Sacerdote, o Mediador entre o homem e Deus, qualquer pessoa que siga a Jesus também é sacerdote (Pe 2.5,9) e pode entrar na presença de Deus sem medo.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

#103 - O cajado de Arão vira serpente

#8 - Descendentes de Noé e fatos da época

#126 - Os 10 mandamentos