#171 - Fogo estranho causa a morte de Nadabe e Abiú, filhos de Arão


Levíticos 10:1-7

Nadabe e Abiú, filhos de Arão, pegaram cada um o seu queimador de incenso, colocaram incenso dentro, puseram fogo e apresentaram a Deus, o SENHOR, como oferta. Mas não fizeram isso de acordo com as leis de Deus, e por isso ele não aceitou a oferta. De repente, saiu fogo da presença do SENHOR e os matou; e assim os dois morreram ali onde Deus estava. 

E Moisés disse a Arão: - Foi isso o que o SENHOR quis dizer quando disse: "Os que chegam perto de mim devem respeitar minha santidade, e o meu povo deve me honrar."

Mas Arão não disse nada. 

Então Moisés chamou Misael e Elzafã, filhos de Uziel, tio de Arão, e disse: - Tirem o corpo dos seus dois parentes da frente da Tenda Sagrada e levem para fora do acampamento. 

Eles foram, pegaram os corpos pelas túnicas com que estavam vestidos e os levaram para fora do acampamento, como Moisés tinha ordenado. 

Depois Moisés disse a Arão e aos seus filhos Eleazar e Itamar: - Todos os outros israelitas podem ficar de luto pelas mortes que o fogo do SENHOR causou. Mas vocês não deixem de pentear os cabelos, nem rasguem as suas roupas em sinal de luto. Se fizerem isso, vocês morrerão, e o SENHOR ficará irado com todo o povo. Não se afastem da entrada da Tenda Sagrada, para que não morram, pois vocês foram ordenados com azeite sagrado de Deus, o SENHOR. 

E os três fizeram o que Moisés mandou. 



Números 3:4



Porém Nadabe e Abiú foram mortos quando, no deserto do Sinai, estavam oferecendo a Deus, o SENHOR, fogo que não era sagrado. Eles não tinham filhos, e por isso somente Eleazar e Itamar serviram como sacerdotes durante a vida de Arão, seu pai.



OBSERVAÇÕES:



O fogo no altar do holocausto jamais poderia se apagar (Nm 6:12-13), significando que era santo. É possível que Nadabe e Abiú trouxessem para o altar brasas de outra fonte, profanando o sacrifício. Também se sugere que ambos tenham apresentado a oferta no momento errado. Seja qual for a explicação correta, o ponto é que Nadabe e Abiú desonraram o ofício de sacerdote num ato flagrante de desrespeito a Deus, que acabara de rever com eles como precisamente deveria ser a conduta da adoração.



Os filhos de Arão foram negligentes quanto às leis para os sacrifícios. Em resposta, Deus os destruiu com fogo consumidor. Realizar sacrifícios era um ato de obediência, e executá-los de forma correta demonstrava respeito a Deus.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

#103 - O cajado de Arão vira serpente

#146 - A função de Eleazar, o filho de Arão e sobrinho de Moisés

#8 - Descendentes de Noé e fatos da época