#169 - A ordenação dos sacerdotes: Arão e seus filhos



O SENHOR Deus disse a Moisés: - Leve Arão e os filhos dele até a entrada da Tenda Sagrada. Pegue as roupas sacerdotais, o azeite de ungir, o touro novo da oferta para tirar pecados, dois carneiros e uma cesta cheia de pães feitos sem fermento. E mande que o povo todo se reúna em frente da Tenda. 

Moisés fez o que o SENHOR mandou, e o povo todo se reuniu em frente da Tenda. 

Aí Moisés lhes disse: - Vou fazer agora o que o SENHOR mandou. 

Moisés fez com que Arão e os seus filhos chegassem perto dele e mandou que se lavassem. Depois ele vestiu Arão com a túnica, prendeu-a  com o cinto e por cima colocou a sobrepeliz. Em seguida pôs o manto sacerdotal em Arão e o prendeu em volta da cintura com o cinto. Colocou também o peitoral e nele pôs o Urim e o Tumim. Pôs também a mitra na cabeça de Arão e na parte da frente da mitra colocou a placa de ouro que era o sinal da ordenação de Arão como sacerdote. 

Tudo isso Moisés fez como o SENHOR havia mandado. 

Em seguida Moisés pegou o azeite sagrado, e ungiu a Tenda Sagrada e tudo o que havia lá dentro, e dessa maneira separou tudo para o serviço de Deus. Sete vezes ele borrifou o altar com o azeite, ungindo assim o altar e todos os seus objetos; ungiu também a pia e a sua base, para dedicá-la a Deus. 

Depois Moisés derramou o azeite sagrado na cabeça de Arão e assim o ordenou como sacerdote. 

Em seguida fez com que os filhos de Arão chegassem perto dele. Moisés os vestiu com as túnicas, prendeu-as com os cintos e colocou as mitras na cabeça deles, conforme o SENHOR havia mandado. Então Moisés pegou o bezerro da oferta para tirar pecados, e Arão e os seus filhos puseram as mãos na cabeça do animal. Moisés matou o bezerro, pegou uma parte do sangue e com o dedo pôs o sangue nas quatro pontas do altar. Assim, ele purificou o altar. Em seguida derramou o resto do sangue na base do altar. Dessa maneira Moisés dedicou e purificou o altar. Depois ele pegou a gordura dos miúdos, a melhor parte do fígado, os rins com a gordura que os cobria e queimou tudo no altar. Levou o resto do animal, incluindo o couro, a carne e as tripas, e queimou tudo num lugar fora do acampamento, conforme o SENHOR havia mandado. 

Depois Moisés pegou o carneiro que ia ser morto para a oferta queimada, e Arão e os seus filhos puseram as mãos na cabeça do animal. Moisés matou o carneiro e com o sangue borrifou os quatro lados do altar. Ele cortou o animal em pedaços, lavou os miúdos e as pernas traseiras e queimou a cabeça, a gordura e todo o resto do carneiro no altar, como o SENHOR havia mandado. 

Essa oferta queimada, uma oferta de alimento para o SENHOR, produziu um cheiro agradável ao SENHOR. 

Aí Moisés pegou o outro carneiro, o animal para a ordenação dos sacerdotes, e Arão e os seus filhos puseram as mãos na cabeça do carneiro. Moisés matou o animal e com o dedo pôs uma parte do sangue na ponta da orelha direita de Arão, no dedo polegar da mão direita e no dedão do pé direito. Depois ele fez com que os filhos de Arão chegassem mais perto e pôs sangue na ponta da orelha direita deles, no dedo polegar da mão direita e no dedão do pé direito. Em seguida como resto do sangue borrifou os quatro lados do altar. Pegou a gordura, o rabo, a gordura que cobria os miúdos, a melhor parte do fígado, os dois rins com a gordura que os cobria e a coxa direita. Pegou também um pão da cesta cheia de pães sem fermento que tinham sido oferecidos a Deus, o SENHOR, um pão feito com azeite e um pão pequeno e colocou os três pães sobre a gordura e sobre a coxa direita. Moisés pôs tudo isso nas mãos de Arão e dos seus filhos e apresentou como oferta especial ao SENHOR. Depois pegou tudo isso das mãos deles e queimou no altar, em cima da oferta queimada, como uma oferta de ordenação ao sacerdócio. 

Foi uma oferta de alimento apresentada ao SENHOR e produziu um cheiro agradável a Deus. 

Em seguida Moisés pegou o peito do animal e o apresentou ao SENHOR como oferta especial. Moisés ficou com essa parte do carneiro, conforme o SENHOR havia mandado.

Moisés pegou uma parte do azeite sagrado e uma parte do sangue que estava no altar e os borrifou sobre Arão e a sua roupa e sobre os filhos de Arão e as suas roupas. Assim, ele dedicou ao serviço de Deus, Arão e a sua roupa e os filhos de Arão e as suas roupas. 

Moisés disse a Arão e aos seus filhos: - Levem a carne até a entrada da Tenda Sagrada e ali cozinhem e comam a carne junto com o pão que está na cesta das ofertas feitas para a ordenação. Façam isso conforme as ordens que Deus mandou que eu desse a vocês. Queimem a carne e o pão que sobrarem. Fiquem sete dias ali em frente da Tenda, até se completarem os dias da ordenação ao sacerdócio. São sete dias ao todo. Fizemos hoje o que o SENHOR Deus mandou a fim de conseguir o perdão dos pecados de vocês. Fiquem sete dias e sete noites em frente da Tenda Sagrada. Obedeçam tudo o que o SENHOR mandou a fim de que não morram. Foi isso o que Deus me mandou dizer. 

Arão e os seus filhos fizeram tudo o que o SENHOR havia mandado por meio de Moisés. 

OBSERVAÇÕES:

Embora todo homem da tribo de Levi fosse dedicado ao serviço de Deus, apenas os descendentes de Arão podiam ser sacerdotes. Somente eles tinham a honra e a responsabilidade de realizar os sacrifícios, mas precisavam limpar-se e purificar-se antes que pudessem ajudar o povo a fazer o mesmo. Arão e seus filhos foram lavados com água, vestidos com roupas especiais e ungidos com óleo. Tudo isso mostrou que a santidade vem de Deus e não do cargo de sacerdote. 

Em Êxodo 19.6, os israelitas foram instruídos a ser um reino de sacerdotes; todos deveriam ser santos e manter um relacionamento com Deus. Mas, desde a queda de Adão, o pecado tem separado o homem de Deus, e as pessoas precisam de mediadores para ajudá-las a receber o perdão. A princípio, os patriarcas - chefes de famílias como Abraão e Jó - eram os sacerdotes da casa, ou do clã, e faziam sacrifícios para a família. Quando os israelitas saíram do Egito, os descendentes de Arão foram escolhidos para servir à nação como sacerdotes. Eles eram a ponte entre Deus e o homem. Hoje, o próprio Jesus Cristo é o nosso Sumo Sacerdote, e agora todos podem aproximar-se de Deus através dEle.

Urim e Tumim: pouco se sabe sobre elas, mas provavelmente tratava-se de pedras preciosas ou objetos planos usados por Deus para dar direção ao povo. Alguns estudiosas acreditam que o Urim representava a resposta negativa, e o Tumim, a afirmativa. Elas eram guardadas no bolso que ficava no peitoral do sacerdote, após algum tempo de oração pedindo direção, o sacerdote chacoalhava as pedras e Deus fazia cair a apropriada. Há outra teoria que diz que o Urim e o Tumim eram pequenos objetos com dois lados, que correspondiam às respostas "sim" e "não" respectivamente. O sacerdote tirava-os do bolso e os jogava. Se os dois objetos mostrassem "sim", a resposta era positivo; se aparecesse "não", negativa. Um "sim" e um "não" significava ausência da resposta. Hoje, nós temos a Palavra de Deus - Bíblia - e o Espírito Santo para nos orientar, por isso, não devemos inventar modos como este para receber a direção de Deus

A unção de Arão como sumo sacerdote significava que ele possuía tarefas especiais que nenhum outro podia praticar: Somente ele podia entrar anualmente no Lugar Santíssimo do Tabernáculo, no Dia da Expiação, para expiar os pecados de todo o povo. Além disso, era ele quem comandava todos os outros sacerdotes. O sumo sacerdote era a figura de Jesus Cristo, que é o nosso Sumo Sacerdote (Hb 7.26-28)

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