#152 - As 7 lâmpadas do candelabro

(Nm 8:1-4)


O SENHOR Deus disse a Moisés: - Fale com Arão e diga-lhe o seguinte: quando você colocar as sete lamparinas no candelabro, faça com que as lamparinas iluminem o espaço em frente do candelabro. E Arão fez assim: colocou as lamparinas de modo que iluminassem o espaço em frente do candelabro, como o SENHOR havia ordenado a Moisés. O candelabro era de ouro batido: a sua base, as suas flores, tudo era de ouro batido, de acordo com o modelo que o SENHOR havia mostrado a Moisés.

OBSERVAÇÕES:

As lâmpadas garantiam luz para que os sacerdotes pudessem realizar suas tarefas. A luz era também uma expressão da presença de Deus, Jesus disse: "Eu sou a luz do mundo, quem me segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida" (Jo 8.12). O menorá, um candelabro de ouro com sete braços, ainda é um dos maiores símbolos da fé judaica.

A menorá é mencionado em Isaias 11:2 (a unção que estava sobre Jesus) e em Apocalipse (os 7 espíritos de Deus). O candelabro de ouro no Tabernáculo significava a presença de Deus, o Espírito Santo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

#103 - O cajado de Arão vira serpente

#146 - A função de Eleazar, o filho de Arão e sobrinho de Moisés

#8 - Descendentes de Noé e fatos da época