#148 - As responsabilidades dos gersonitas: grupo de família de Gérson


(Nm 4:21-28)

O SENHOR Deus disse ainda a Moisés: - Faça a contagem dos descendentes de Gérson, por grupos de famílias e por famílias. E registre todos os homens de trinta a cinquenta anos de idade que tiverem capacidades para trabalhar na Tenda Sagrada. O serviço dos gersonitas é trabalhar na Tenda e carregar cargas. Eles levarão a Tenda, as coberturas de dentro e de fora, a cobertura de peles finas e a cortina da entrada. Levarão também as cortinas do pátio, a cortina da porta do pátio que está ao redor da Tenda e do altar, as suas cordas e todos os objetos que precisam para o seu trabalho. Todo o serviço dos gersonitas, o que eles deverão levar e fazer, estará debaixo das ordens de Arão e dos seus filhos. Estes darão ordens a respeito de tudo o que eles devem carregar. É esse o serviço que o grupo de famílias de Gérson fará na Tenda; o serviço será dirigido por Itamar, filho do sacerdote Arão.

OBSERVAÇÕES:

Os gersonitas poderiam receber instruções dos filhos de Arão, mas estes deviam obediência apenas a Itamar. As hierarquia eram conhecidos por todos.

Os gersonitas foram uma das quatro principais divisões entre os levitas nos tempos bíblicos. Eram descendentes de Gérson, filho de Levi.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

#103 - O cajado de Arão vira serpente

#146 - A função de Eleazar, o filho de Arão e sobrinho de Moisés

#8 - Descendentes de Noé e fatos da época