#145 - O resgate dos primogênitos
(Nr 3:40-51)
O SENHOR Deus disse a Moisés: - Registre todos os primeiros filhos israelitas do sexo masculino, de um mês para cima, pois todos eles são meus. Porém no lugar deles eu ponho todos os levitas para serem meus. Eu sou Deus, o SENHOR. Ponha também os animais dos levitas no lugar de todas as primeiras crias dos animais dos outros israelitas.
Como o SENHOR havia ordenado, Moisés registrou todos os primeiros filhos dos israelitas. O total dos que foram contados, de um mês para cima, foi de vinte e dois mil duzentos e setenta e três (22.273).
Depois o SENHOR Deus disse a Moisés: - Ponha os levitas no lugar de todos os primeiros filhos dos outros israelitas e os animais dos levitas, no lugar dos animais dos outros israelitas. Os levitas serão meus. Eu sou Deus, o SENHOR. Como os primeiros filhos dos israelitas são duzentos e setenta e três a mais do que os levitas, você deve pagar por eles. Você pagará cinco barras de prata por pessoa e entregará esse dinheiro a Arão e aos seus filhos (De acordo com a tabela oficial, a barra de prata, o siclo, vale vinte geras.).
Então Moisés pegou o dinheiro, isto é, quinze quilos e meio de prata, e entregou a Arão e aos seus filhos, conforme o SENHOR havia mandado.
A consagração dos levitas (Nr 8:5-26)
O SENHOR Deus disse a Moisés: - Separe os levitas dos outros israelitas e purifique-os. Para purificá-los, faça o seguinte: borrife sobre eles água da purificação. Eles devem rapar todo o corpo e lavar as suas roupas. Assim, ficarão purificados. Então pegarão um touro novo, com a oferta de cereais, feita da melhor farinha misturada com azeite. E você pegará outro touro novo como oferta para tirar pecados. Em seguida você reunirá todo o povo de Israel e fará com que os levitas fiquem em frente da Tenda Sagrada. Então o povo de Israel porá as mãos sobre a cabeça dos levitas, e aí Arão separará os levitas para mim como uma oferta especial dos israelitas. Assim, os levitas poderão fazer o meu serviço. Os levitas colocarão as mãos sobre a cabeça dos dois touros. Um deles será oferecido como oferta para tirar pecados, e o outro, como oferta que será completamente queimada para purificar os levitas.
- Separe os levitas como uma oferta especial para mim, e que Arão e os seus filhos sejam os chefes deles. Separe os levitas dos outros israelitas a fim de que sejam meus. Depois que você purificar e separar os levitas, eles estarão preparados para trabalhar na Tenda. Eles foram separados do meio dos israelitas, para serem meus, em lugar dos filhos mais velhos do povo de Israel. Eles são meus. Quando matei todos os primeiros filhos dos egípcios, eu separei para mim o filho mais velho de cada família israelita e a primeira cria de cada animal. Agora estou ficando com os levitas em lugar de todos os primeiros filhos dos israelitas. Agora entrego os levitas a Arão e aos seus filhos como uma oferta dos israelitas a fim de trabalharem na Tenda para o povo de Israel, para conseguirem o perdão dos pecados e para protegerem os israelitas de alguma desgraça, se chegarem muito perto do Lugar Santo.
Assim, Moisés, Arão e todo o povo de Israel cumpriram tudo o que o SENHOR havia ordenado a Moisés a respeito dos levitas. Os levitas se purificaram e lavaram as suas roupas, e Arão os separou como uma oferta especial ao SENHOR e fez a cerimônia da purificação para eles. O povo fez tudo o que o SENHOR havia ordenado a Moisés a respeito dos levitas. Assim, eles foram escolhidos para trabalhar na Tenda Sagrada, dirigidos por Arão e pelos seus filhos.
O tempo de ministério dos levitas
O SENHOR Deus disse a Moisés: - A lei a respeito dos levitas é esta: com a idade de vinte e cinco anos cada levita começará o seu trabalho na Tenda Sagrada e aos cinquenta anos deixará de trabalhar. Depois dessa idade os levitas poderão ajudar os seus companheiros no trabalho deles na Tenda, porém não serão responsáveis por nenhum serviço. É assim que você deverá organizar o serviço dos levitas.
OBSERVAÇÕES:
Por que os levitas deveriam aposentar-se aos 50 anos de idade? Os motivos eram provavelmente mais práticos do que teológicos: mover o Tabernáculo e toda a sua mobília pelo deserto requeria força. Os homens mais novos estavam mais aptos para o trabalho pesado. Os levitas acima de 50 anos não paravam de trabalhar completamente. A eles era permitido auxiliar em várias tarefas mais leves e assumirem mais responsabilidades e permitia aos mais velhos orientá-los e aconselhá-los.
Comentários
Postar um comentário