#143 - Construção do Tabernaculo

A Arca da Aliança (Ex 37:1-24)



Bezalel fez a arca da aliança de madeira de acácia; a arca media um metro e dez de comprimento por sessenta e seis centímetros de largura e sessenta e seis de altura. Ele a revestiu de ouro puro por dentro e por fora e pôs em toda a volta um remate de ouro. Fez quatro argolas de ouro e as colocou nos quatro pés da arca, ficando duas argolas de cada lado. Ele fez cabos de madeira de acácia e os revestiu de ouro. Depois enfiou os cabos nas argolas nos dois lados da arca, para que pudesse ser carregada. Bezalel fez uma tampa de ouro puro de um metro e dez de comprimento por sessenta e seis centímetros de largura. Ele fez dois querubins de ouro batido, um para cada ponta da tampa. Ele os fez de tal modo, que formavam uma só peça com a tampa. Os querubins ficavam de frente um para o outro, olhando para a tampa, e as suas asas abertas cobriam a tampa.

OBSERVAÇÕES:

A arca da aliança foi construída para guardar os Dez Mandamentos, e simbolizava o pacto de Deus com seu povo. Havia em sua cobertura, uma tampa chamada de "propiciatório", dois querubins de ouro. A Arca era o objeto mais sagrado de Israel e foi guardada no Lugar Santíssimo do Tabernáculo. O sumo sacerdote ali entrava uma única vez no ano e aspergia sangue no propiciatório a fim de expiar os pecados de toda a nação



A mesa dos pães e seus utensílios



Bezalel fez uma mesa de madeira de acácia, com as seguintes medidas: oitenta e oito centímetros de comprimento por quarenta e quatro de largura e sessenta e seis de altura. Ele revestiu de ouro puro a mesa e colocou um remate de ouro em volta dela. Também fez em volta da mesa um friso de quatro dedos de largura e pôs um remate de ouro em volta do friso. Fez quatro argolas de ouro e as pôs nos quatro cantos, perto dos quatro pés. Perto do friso estavam as argolas por onde passavam os cabos que eram usados para se carregar a mesa. Ele fez os cabos de madeira de acácia e os revestiu de ouro. Fez também de ouro puro as vasilhas para a mesa, isto é, os pratos, os copos, as taças e as jarras que eram usados para as ofertas de vinho.


Candelabro de ouro




Bezalel fez de ouro puro batido o candelabro, a sua base e a sua haste. As flores que enfeitavam o candelabro, com os seus botões e as suas pétalas, formavam uma só peça com ele. Dos seus lados saíam seis braços, três de um lado e três de outro. Cada um dos seis braços tinha três flores com o formato de flor de amendoeira, com os seus botões e as suas pétalas. A haste do candelabro tinha quatro flores com o formato de flor de amendoeira, com os seus botões e as suas pétalas. Havia um botão de amendoeira debaixo de cada um dos três pares de braços. Os botões, os braços e o candelabro formavam uma só peça de ouro puro batido. Bezalel também fez sete lamparinas para o candelabro; as tesouras de cortar os pavios das lamparinas e os cinzeiros eram de ouro puro. Ele usou trinta e quatro quilos de ouro puro para fazer o candelabro e todas as peças que o acompanhavam. 

OBSERVAÇÕES:

Na construção do Tabernáculo, Moisés organizou os passos, mas Itamar supervisionou o projeto.


As cortinas de linho (Ex 36:8-13)




E assim os homens mais habilidosos entre os trabalhadores fizeram a Tenda da Presença do SENHOR. Eles a fizeram com dez cortinas de tecido feito de linho fino e de fios de lã azul, púrpura e vermelha. Nessas cortinas estavam bordadas figuras de querubins. Todas as cortinas eram do mesmo tamanho, medindo doze metros e meio de comprimento por um metro e oitenta de largura. Eles costuraram cinco delas umas nas outras, formando assim uma só peça; e fizeram a mesma coisa com as outras cinco. Foram colocadas laçadas de tecido azul na beirada de fora da última cortina de cada uma das duas peças de cortinas. Puseram cinquenta laçadas na beirada da primeira cortina da primeira peça e cinquenta na beirada da última cortina da segunda peça, de modo que as laçadas ficaram de frente uma para as outras. Os dois jogos de cortinas foram presos um no outro por meio de cinquenta prendedores de ouro, de modo que formavam uma só peça. 


As cortinas de pelo (Ex 36:14-18)

De onze pedaços de pano feito de pelos de cabra fizeram uma cobertura para a Tenda. E fizeram todos os pedaços do mesmo tamanho, isto é, todos tinham treze metros e trinta de comprimento por um metro e oitenta de largura. Costuraram cinco pedaços uns nos outros, formando uma peça, e os outros seis, formando outra peça. Foram colocadas cinquenta laçadas na beirada do última pedaço da primeira peça e cinquenta laçadas na beirada da outra peça. 

OBSERVAÇÕES:


Nos tempos de Moisés, fazer roupas (fiação e tecelagem) era um trabalho muito difícil. Quem possuía mais de duas ou três mudas de roupas era considerado rico. Sendo assim, o esforço requerido para confecção das roupas para o Tabernáculo foi enorme, e este nunca teria sido construído sem um grande envolvimento da comunidade.

A cobertura de pele de carneiro (Ex 36:9)

Depois fizeram cinquenta prendedores de bronze para prenderem as duas peças uma na outra a fim de que formassem uma cobertura só. Fizeram mais uma cobertura, de peles de carneiro tingidas de vermelho; e em cima desta colocaram outra cobertura, feita de peles finas.

As armações e as bases (Ex 36:20-30)

Prepararam também armações de madeira de acácia a fim de formarem as paredes da Tenda. Cada uma das armações media quatro metros e quarenta e cinco de altura por sessenta e sete centímetros de largura. Em cada armação havia dois encaixes para juntarem uma à outra. Todas as armações tinham esses encaixes. Fizeram vinte armações para o lado sul e debaixo dessas vinte armações puseram quarenta bases de prata, duas debaixo de cada armação, para firmarem os seus dois encaixes. E para o lado norte da Tenda fizeram vinte armações e quarenta bases de prata, duas para cada armação. Para o lado de trás da Tenda, o lado oeste, fizeram seis armações e mais duas armações para os cantos. Essas armações dos cantos foram juntadas na base, formando uma só peça até a primeira argola que ficava na parte de cima. As duas armações que formavam os dois cantos foram colocadas desse jeito. Assim, havia oito armações e dezesseis bases de prata, duas para cada armação.

Os travessões externos (Ex 36:31)

Em seguida preparam quinze travessas de madeira de acácia; cinco para as armações de um lado da Tenda, cinco para as armações do outro lado e cinco para as armações do lado oeste, na parte de trás.

O travessão central (Ex 36:33)

A travessa do centro passava a meia altura entre as armações, de um lado da Tenda até o outro.

Revestimento de ouro (Ex 36:34)

Revestiram de ouro essas armações e puseram nelas argolas de ouro, por onde passavam os cabos, que também foram revestidos de ouro.

O véu (Ex 36:35-36)

Fizeram também uma cortina de tecido feito de linho fino e de fios de lã azul, púrpura e vermelha e bordada com figuras de querubins. Para segurarem essa cortina, foram feitos quatro postes de madeira de acácia revestidos de ouro; os prendedores das cortinas eram de ouro, e as quatro bases dos seus postes eram de prata.

A cortina da entrada do Tabernáculo (Ex 36:37-38)

Para a entrada da Tenda foi feita uma cortina de tecido feito de linho fino e de fios de lã azul, púrpura e vermelha e enfeitada com bordados. Para segurarem essa cortina, foram feitos cinco postes, com prendedores, e revestiram de ouro a parte de cima dos postes e os suportes das cortinas. E foram feitas cinco bases de bronze para os postes. 


O altar dos holocaustos 

Para os sacrifícios que eram completamente queimados, Bezazel fez um altar de madeira de acácia. O tampo do altar era quadrado, medindo dois metros e vinte de comprimento por dois metros e vinte de largura; e o altar media um metro e trinta de alta. Bezazel fez quatro pontas para os quatro cantos do altar. Essas quatro pontas formavam uma só peça com o altar. E ele o revestiu todo de bronze. Fez também todas as peças para serem usadas no altar, isto é, as vasilhas, as pás, as bacias, os garfos e os braseiros. Todas essas peças foram feitas de bronze. Ele fez uma grelha de bronze em forma de rede e a colocou debaixo da beirada do altar, de modo que a grelha chegava até a metade da altura do altar. Fez quatro argolas para os quatro cantos da grelha, para enfiar nelas os cabos. Os cabos foram feitos de madeira de acácia e revestido de bronze. Depois Bezazel enfiou os cabos nas argolas nos dois lados do altar. O altar foi feito de madeira e era oco. 

O pátio (Ex 38:9-17)

Para a Tenda da Presença de Deus, Bezalel fez um pátio cercado de cortinas de linho fino. No lado sul as cortinas tinham quarenta e quatro metros de comprimento. Elas eram sustentadas por vinte postes de bronze com bases também de bronze. Os ganchos dos postes e os suportes das cortinas eram de prata. Bezalel fez a mesma coisa no lado norte do pátio. O pátio tinha vinte e dois metros de largura; portanto, nos lados oeste e leste as cortinas tinham vinte e dois metros de comprimento. Para sustentarem as cortinas, havia dez postes e dez bases; os ganchos e os suportes eram de prata. A entrada do pátio ficava no lado leste. De cada lado da entrada havia cortinas de seis metros e sessenta de comprimento, com três postes e três bases para sustentarem as cortinas. Todas as cortinas que ficavam em volta do pátio eram de linho fino. As bases das colunas eram de bronze, e os ganchos, os suportes e a parte de cima dos postes eram de prata. E todos os postes em volta do pátio eram unidos por suportes de prata. 

A cortina da entrada do pátio (38:18-20)

A cortina da entrada do pátio era de tecido feito de linho fino e de fios de lã azul, púrpura e vermelha, enfeitada com bordados. O comprimento dessa cortina era de oito metros e oitenta, e a altura, de dois metros e vinte, como as cortinas do pátio. Ela era sustentada por quatro postes com bases de bronze. Os ganchos, a parte de cima dos postes e os suportes eram de prata. Todas as estacas da Tenda e do pátio eram de bronze.

A altar de incenso e o óleo da unção (Ex 37:25-28)

Bezazel fez um altar de madeira de acácia para queimar incenso em cima dele. O altar era quadrado, medindo quarenta e cinco centímetros de comprimento por quarenta e cinco de largura; e tinha noventa centímetros de altura. As pontas, nos quatro cantos, formavam uma só peça com o altar. Bezalel revestiu de ouro puro a tampa, os quatro lados e as pontas e colocou um remate de ouro em volta do altar. Também fez duas argolas de ouro e as colocou debaixo do remate, uma de cada lado. Por dentro das argolas passavam os cabos que eram usados para carregar o altar. Os cabos foram feitos de madeira de acácia e revestidos de ouro. 

A bacia de bronze (Ex 38:8)


Com espelhos de bronze das mulheres que fazia serviços na entrada da Tenda da Presença de Deus, Bezalel fez a pia e a suas base.

O incenso e o óleo sagrado (Ex 37:29)

Bezalel preparou o azeite sagrado de ungir e o incenso puro de cheiro agradável, misturado como perfume.


Os artesãos / construtores do Tabernáculo (Ex 35:30-35)

Moisés disse ao povo de Israel: - O SENHOR Deus escolheu Bezalel, filho de Uri e neto de Hur, da tribo de Judá. Deus o encheu com o seu Espírito e lhe deu inteligência, competência e habilidade para fazer todo tipo de trabalho artístico; para fazer desenhos e trabalhar em ouro, prata e bronze; para lapidar e montar pedras preciosas; para entalhar madeira; e para fazer todo tipo de artesanato. O SENHOR deu a Bazelel e a Aoliabe, filho de Aisamaque, da tribo de Dã, o dom de ensinar os outros. Ele lhes deu habilidade para fazerem todos os trabalhos de gravador e de desenhista, para tecerem linho fino e fios de lã azul, púrpura e vermelha e para fazerem outros tecidos. Eles têm habilidade para todo tipo de trabalho e para fazer desenhos.

Itens relativos aos sacerdotes


As roupas sagradas dos sacerdotes (Ex 39:1-31)

Com fios de lã azul, púrpura e vermelha foram feitas as roupas sagradas que os sacerdotes deveriam usar quando servissem no Lugar Santo. As roupas de sacerdote para Arão foram feitas como o SENHOR havia ordenado a Moisés. Fizeram o manto sacerdotal de fios de lã azul, púrpura e vermelha, de linho fino de fios de ouro. Fizeram lâminas finas de ouro batido, que foram cortadas em fios para serem tecidos com o linho fino e com os fios de lã azul, púrpura e vermelha. Fizeram duas alças para o manto, as quais foram presas nos seus dois lados. O cinto, que passava pela cintura do manto, formava uma só peça com ele e era feito dos mesmos materiais, como o SENHOR havia ordenado a Moisés. As pedras de ágata foram preparadas e montadas em engastes de ouro. E, com muito habilidade, gravaram nas pedras os nomes dos filhos de Jacó. Colocaram essas pedras nas alças do manto sacerdotal para representarem as doze tribos do povo de Israel, como o SENHOR havia ordenado a Moisés.

OBSERVAÇÕES: 

Diariamente, os sacerdotes vestiam um uniforme para o Tabernáculo. Algumas de suas peças não somente eram belas, como também possuíam significado. Duas partes que compunham a veste eram o éfode e o peitoral. O éfode era semelhante a um colete usado sobre a roupa. O peitoral, ajustado ao éfode, era um quadrado de aproximadamente 22 centímetros feito de linho colorido. Doze pedras preciosas eram engastadas na parte frontal, cada qual contendo o nome de uma tribo de Israel. Isto simbolizava que o sumo sacerdote representava todo o povo diante de Deus. No peitoral havia também bolsos que guardavam os objetos chamados Urim e Turim, usados pelo sumo sacerdote para determinar a vontade de Deus para a nação


O peitoral

O peitoral foi feito como o manto sacerdotal. Eles o fizeram de fios de lã azul, púrpura e vermelha e de linho fino enfeitado com bordados. O peitoral era quadrado e dobrado em dois. Media um palmo de comprimento por um palmo de largura. Nele foram colocadas quatro carreiras de pedras preciosas. Na primeira puseram um rubi, um topázio e uma granada; na segunda carreira puseram uma esmeralda, uma safira e um diamante; na terceira puseram uma turquesa, uma ágata e uma ametista; e na quarta, um berilo, um ônix e um jaspe. Essas pedras foram montadas em engastes de ouro. Em cada uma dessas pedras estava gravado o nome de um dos filhos de Jacó, para representar as doze tribos de Israel. Com fios de ouro puro traçados fizeram cordões para o peitoral. Fizeram também duas argolas de ouro e as prenderam nas pontas da parte de cima do peitoral. Passaram os dois cordões de ouro nas duas argolas e prenderam as duas pontas dos cordões nos dois engastes de ouro do peitoral, que foram presos nas suas alças do manto, na parte da frente. Fizeram outras duas argolas de ouro e as prenderam nas duas pontas de baixo do peitoral, na borda do lado de dentro do manto. Fizeram mais duas argolas de ouro e as prenderam nas pontas das duas alças do manto, embaixo, na frente dele, perto da costura e acima do cinto. Como o SENHOR havia ordenado a Moisés, com um cordão azul eles prenderam as argolas do peitoral nas argolas do manto para que o peitoral ficasse preso acima do cinto e não se soltasse.

O manto sacerdotal

A sobrepeliz, roupa que vai por cima do manto sacerdotal, era de tecida inteiramente de fios de lã azul. No meio dela havia uma abertura para a cabeça. Essa abertura era rematada com uma tira de malha para que não se rasgasse. Em volta de toda a barra da sobrepeliz colocaram aplicações em forma de romãs, feitas de linho fino e de fios de lã azul, púrpura e vermelha. Fizeram também sininhos de ouro puro e os puseram entre uma romã e outra. Desse modo a barra da sobrepeliz ficou enfeitada com uma carreira de sininhos intercalados com romãs, da seguinte maneira: um sininho, uma romã, outro sininho, outra romã, conforme o SENHOR havia ordenado a Moisés.

Vestimentas para os sacerdotes

Fizeram túnicas de linho para Arão e os seus filhos e a mitra, os chapéus, os calções de linho e o cinto tecido de linho fino e de fios de lã azul, púrpura e vermelha, enfeitado com bordados, conforme o SENHOR havia ordenado a Moisés.

O símbolo da consagração total

Fizeram ainda de ouro puro uma placa para a coroa sagrada e nela gravaram a seguinte frase: "Separado para o SENHOR." E amarraram a placa com um cordão de lã azul, para prendê-la na parte de cima da mitra, como o SENHOR havia ordenado a Moisés.


A lei do shabbãth, sábado (Ex 35:1-3)

Moisés reuniu todo o povo de Israel e lhe disse: - É isto o que o SENHOR mandou você fazerem: vocês têm seis dias para trabalhar, porém o sétimo dia deve ser sagrado, um dia solene dedicado ao SENHOR. Qualquer pessoa que fizer algum trabalho nesse dia deverá ser morta. No sábado, nem mesmo acendam fogo nas suas casas.

Resumo da construção do tabernáculo (Ex 38: 21 - 31)

A seguir vem a lista da quantidade dos metais usados na Tenda da Presença de Deus, onde estavam guardadas as duas placas de pedra, com os dez mandamentos. Moisés mandou fazer a lista, e ela foi preparada pelos levitas dirigidos por Itamar, filho do sacerdote Arão. Bezalel, filho de Uri e neto de Hur, da tribo de Judá, fez tudo o que o SENHOR havia ordenado a Moisés. O seu ajudante foi Aoliabe, filho de Aisamaque, da tribo de Dã. Aoliabe era gravador, desenhista e tecia linho fino e fios de lã azul, púrpura e vermelha. Todo o ouro que havia sido oferecido ao SENHOR para a Tenda Sagrada pesava mil quilos, de acordo com a tabela oficial. A prata da contagem do povo pesava três mil quatrocentos e trinta quilos, de acordo com a tabela oficial. Essa quantia foi igual ao total pago por todos os homens alistados na contagem do povo; e cada homem pagava a importância exigida, pesada de acordo com a tabela oficial. Foram alistados na contagem seiscentos e três mil quinhentos e cinquenta homens de vinte anos para cima. Foram usados três mil e quatrocentos quilos de prata para fazer as cem bases da Tenda Sagrada e da cortina, isto é, trinta e quatro quilos para cada base. Com os trinta quilos de prata que sobraram, Bezazel fez os cabos, os ganchos para os postes e a parte de cima dos postes. O bronze que foi oferecido a Deus dava um total de dois mil quatrocentos e vinte e cinco quilos. Com isso Bezazel fez as bases para a entrada da Tenda da Presença de Deus; o altar de bronze com a sua grelha, também de bronze; todos os objetos para o altar, para as bases que ficavam em volta do pátio e para a entrada do pátio; e todas as estacas para a Tenda e para o pátio que ficava em volta da Tenda.


O final e a entrega das obras (Ex 39:32-43)


Todo o trabalho da Tenda da Presença de Deus foi acabado. Os israelitas fizeram tudo como o SENHOR havia ordenado a Moisés. Eles levaram a Moisés a Tenda e todo o seu equipamento, os prendedores, as armações, as travessas, os postes e as bases. Levaram a cobertura de peles de carneiro tingidas de vermelho, a cobertura de peles finas, a cortina que separava o Lugar Santíssimo do Lugar Santo, a arca da aliança com as placas de pedra, os cabos e a tampa da arca. Levaram a mesa e todo o seu equipamento; os pães oferecidos a Deus; o candelabro de ouro puro, as suas lamparinas, todo o seu equipamento e o azeite para as lamparinas. Levaram o altar de ouro, o azeite de ungir, o incenso cheiroso, a cortina da entrada da Tenda, o altar de bronze com a sua grelha, os seus cabos e todo o seu equipamento; e a pia com o seu suporte. Levaram as cortinas do pátio, os seus postes e as suas bases; a cortina da entrada do pátio e as suas cordas; as estacas da Tenda e todo o equipamento para ser usado nela. Levaram as roupas vistosas para os sacerdotes usaram no Lugar Santo, isto é, as roupas sagradas do sacerdote Arão e dos seus filhos. Os israelitas fizeram todo o trabalho como o SENHOR havia ordenado a Moisés. Moisés examinou cada coisa e viu que eles tinha feito tudo de acordo com o que o SENHOR havia ordenado. Então Moisés os abençoou.

As cornetas, usadas para alertar a congregação (Nr 10:1-10)


O SENHOR Deus disse a Moisés o seguinte: - Faça duas trombetas de prata batida. Com elas você chamará o povo para se reunir e dará o sinal de partida do acampamento. Quando forem tocadas as duas trombetas, todo o povo se reunirá com você na entrada da Tenda Sagrada. Porém, quando uma só for tocada, apenas os chefes dos grupos de famílias se reunirão com você. Quando tocarem sons curtos e fortes, as tribos acampadas a leste deverão começar a sair. Quando tocarem pela segunda vez sons curtos e fortes, as tribos que estão ao sul começarão a sair. O sinal para partida serão toques curtos e fortes; mas, para reunir o povo, deverão ser dados toques longos. Os encarregados de tocar as trombetas serão os sacerdotes, que são descendentes de Arão. - A seguinte lei será obedecida para sempre pelos israelitas. Quando você estiverem em guerra no seu próprio país, defendendo-se de um inimigo que os atacou, toquem o sinal para a batalha com essas trombetas. Eu, o SENHOR, o Deus de vocês, os ajudarei e os livrarei dos seus inimigos. Também nas ocasiões de alegria, isto é, nas Festas da Lua Nova e nas outras festas religiosas, vocês deverão tocar as trombetas quando apresentarem os sacrifícios que serão completamente queimados e as ofertas de paz. Então eu os ajudarei. Eu sou o SENHOR, o Deus de vocês.

OBSERVAÇÕES:

As duas trombetas de prata eram usadas para coordenar as tribos enquanto se moviam pelo deserto. Manter tantas pessoas em guarnições requeria clara comunicação e controle. O toque das trombetas também lembrava Israel da proteção de Deus.


O tabernáculo pronto para funcionar (Ex 40:1-15)

O SENHOR Deus disse a Moisés: - No dia primeiro do primeiro mês, arme a Tenda da Presença de Deus. Coloque na Tenda a arca da aliança, onde estão guardadas as placas com os dez mandamentos; e ponha a cortina na frente da arca. Ponha dentro da Tenda a mesa e coloque em ordem as coisas que estão sobre ela. Ponha dentro da Tenda o candelabro e monte as lamparinas. Ponha o altar de ouro para queimar incenso na frente da arca da aliança e pendure a cortina na entrada da Tenda. E na frente da Tenda coloque o altar de queimar sacrifícios. Ponha a pia entre a Tenda e o altar e encha com água. Depois arme o pátio ao redor da Tenda e pendure a cortina na sua entrada. - Então pegue o azeite de ungir e unja a Tenda e tudo o que estiver nela; desse modo, você a separará para mim, e ela ficará sagrada. Depois você ungirá o altar das ofertas a ser completamente queimadas e todos os seus utensílios; assim o altar ficará separado para mim e será muito sagrado. Do mesmo jeito você ungirá a pia com o seu suporte e a separará para mim. - Leve Arão e os filhos dele para a entrada da Tenda e mande que se lavem. Vista Arão com as suas roupas de sacerdote, unja-os e o separe para mim a fim de que me sirva como sacerdote. Traga os filhos dele e vista neles as túnicas. Em seguida você os ungirá, como ungiu o pai deles, para que me sirvam como sacerdotes. Isso fará com que sejam sacerdotes para sempre.


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