#129 - As ofertas para o Tabernáculo



O SENHOR Deus disse a Moisés: - Diga aos israelitas que me deem uma oferta. Receba as ofertas que eles quiserem dar de bom coração. Essas ofertas podem ser ouro, prata ou bronze; fios de lã azul, púrpura e vermelha; linho fino; tecido feito de pelos de cabra; pele de carneiro tingidas de vermelho e peles finas; madeira de acácia; azeite para lamparinas; especiarias para a preparação do azeite de ungir e para o incenso de cheiro agradável; pedras de ônix e outras pedras de valor para serem colocadas no manto sacerdotal e no peitoral do Grande Sacerdote. Os israelitas deverão fazer uma Tenda Sagrada para mim a fim de que eu possa morar no meio deles. - E você, Moisés, faça a Tenda e todos os seus móveis de acordo com o modelo que eu vou lhe mostrar. 

A Tenda e a Arca da Aliança (Êx 37.1-5)

- Diga aos israelitas que façam uma arca de madeira de acácia, de um metro e dez de comprimento por sessenta e seis centímetros de largura e sessenta e seis de altura. Revistam de ouro puro essa caixa, por dentro e por fora. E em toda a volta coloquem um remate de ouro. Façam também quatro argolas de ouro e ponham nos quatro pés, ficando duas argolas de cada lado. Façam cabos de madeira de acácia e revistam de ouro. Enfiem os cabos nas argolas nos lados da arca, para que ela possa ser carregada. Os cabos ficarão nas argolas da arca e não serão tirados dela. Eu lhe darei as duas placas de pedra, onde estão escritos os mandamentos; e você porá essas placas na arca.

O tampo da Arca: o propiciatório (Êx 37.6-9)

- Faça também uma tampa de ouro puro, de um metro e dez de comprimento por sessenta e seis centímetros de largura. Faça dois querubins de ouro batido, um para cada ponta da tampa. Isso deve ser feito de modo que os querubins formem uma só peça com a tampa. Os querubins ficarão de frente um para o outro, olhando para a tampa. As suas asas ficarão abertas, cobrindo a tampa. Coloque dentro da arca as duas placas de pedra que eu vou lhe dar e ponha a tampa na arca. Ali eu me encontrarei com você e, de cima da tampa, do meio dos dois querubins, eu lhe darei as minhas leis para o povo de Israel.


A mesa dos pães da Presença (Êx 37.10-16)

- Você deverá fazer também uma mesa de madeira de acácia, com as seguintes medidas: oitenta e oito centímetros de comprimento por quarenta e quatro de largura e sessenta e seis de altura. Revista de ouro puro a mesa e coloque um remate de ouro em volta dela. Em volta da mesa faça um friso de quatro dedos de largura e um remate de ouro em volta do friso. Faça também quatro argolas de ouro e ponha nos quatro cantos, perto dos quatros pés. Perto do friso deverão ser colocadas as argolas por onde passam os cabos para se carregar a mesa. Esses cabos deverão ser feitos de madeira de acácia e revestidos de ouro. A mesa será carregada por esses cabos. Faça os pratos, os copos, as taças e as jarras que serão usados para as ofertas de vinho. Tudo isso deverá ser feito de ouro puro. A mesa será colocada na frente da arca da aliança, e em cima da mesa estarão sempre os pães sagrados que são oferecidos a mim. (Ex 25:1-30)

Os pães sobre a mesa de ouro

Apanhe da melhor farinha e asse doze pães, usando dois jarros para cada pão. Coloque-os em duas fileiras, com seis pães em cada uma, sobre a mesa de ouro puro perante o SENHOR. Em cima das duas pilhas será colocado incenso puro para lembrar que todos os pães são oferecidos ao SENHOR como oferta de alimento. Todos os sábados, para sempre, o Grande Sacerdote colocará os pães em ordem na mesa, na presença de Deus, o SENHOR. Esses pães representam a aliança eterna dos israelitas como o SENHOR e pertencerão para sempre aos sacerdotes, que são descendentes de Arão. Os pães são muito sagrados, pois são uma oferta de alimento dada ao SENHOR; por isso os sacerdotes os comerão num lugar sagrado. (Lv 24:5-9)

O candelabro de ouro (Êx 37:6-9)

- Faça um candelabro de ouro puro. A sua base e a sua haste deverão ser de ouro batido. As flores que enfeitarão o candelabro, com os seus botões e as suas pétalas, formarão uma só peça com ele. Dos seus lados sairão seis braços, três de um lado e três do outro. Cada um dos seis braços deverá ter três flores com o formato de flor de amendoeira, com os seus botões e as suas pétalas. - A haste do candelabro deverá ter quatro flores com o formato de flor de amendoeira com os seus botões e suas pétalas. Debaixo de cada um dos três pares de braços deverá haver um botão de amendoeira. Os botões, os braços e o candelabro deverão formar uma só peça de ouro puro batido. Faça sete lamparinas para o candelabro e coloque-as na parte de cima, de maneira que iluminem a frente dele. As tesouras de cortar os pavios das lamparinas e os cinzeiros deverão ser de ouro puro. Use trinta e quatro quilos de ouro puro para fazer o candelabro e todas as peças que o acompanham. - E tenha o cuidado de fazer tudo de acordo com o modelo que eu lhe mostrei no monte. (Ex 25:31-40)


OBSERVAÇÕES:


A alta qualidade dos materiais preciosos que constituíram o Tabernáculo demonstra a magnitude e transcendência de Deus. 

A cortina que separava o Lugar Santíssimo mostra a perfeição moral de Deus, conforme simbolizava a separação de Deus do que é comum e impuro.

A natureza transportável do Tabernáculo revela o desejo de Deus de estar com seu povo durante a viagem.

Grande parte do Tabernáculo e de sua mobília era feita de madeira de acácia. As acácias floresciam em regiões áridas e eram muito comuns nos tempos do AT. De cor amarronzada e muito rígida, esta madeira era, e ainda é nos dias de hoje, excelente para a fabricação de móveis.

A cobertura da Arca da Aliança era chamada de propiciatório. Este era o local onde a presença de Deus descia em uma nuvem, sobre as asas estendidas de dois querubins de ouro. Também no propiciatório de dois querubins de ouro. Também no propiciatório era realizado o maior e mais perfeito ato de expiação, quando o sumo sacerdote entrava no Lugar Santíssimo, no Dia da Expiação, para expiar os pecados de todo o povo (30.10)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

#126 - Os 10 mandamentos

#146 - A função de Eleazar, o filho de Arão e sobrinho de Moisés

#147 - As responsabilidades dos coatitas: grupo de famílias de Coate