#120 - Deus abre o mar Vermelho

https://veja.abril.com.br/ciencia/a-divisao-do-mar-vermelho-pode-ser-explicada-pela-ciencia/

O SENHOR disse a Moisés: - Por que você está me pedindo ajuda? Diga ao povo que marche. Levante a vara e o estenda sobre o mar. A água se dividirá, e os israelitas poderão passar em terra seca, pelo meio do mar. Eu farei com que os egípcios fiquem ainda mais teimosos, e eles entrarão no mar atrás dos israelitas. E eu ficarei famoso quando derrotar o rei do Egito, todo o seu exército, os seus carros de guerra e os seus cavaleiros. Quando eu derrotar os egípcios, eles saberão que eu sou Deus, o SENHOR. 

Então o Anjo de Deus, que ia na frente dos israelitas, mudou de lugar e passou para trás. Também a coluna de nuvem saiu da frente deles e foi para trás, ficando entre os egípcios e os israelitas. A nuvem era escura para os egípcios, porém iluminava o povo de Israel. Assim, durante a noite inteira, o exército egípcio não conseguiu chegar perto dos israelitas. Moisés estendeu a mão sobre o mar, e Deus, o SENHOR, com um vento leste muito forte, fez com que o mar recuasse. O vento soprou a noite inteira e fez o mar virar terra seca. As águas foram divididas, e os israelitas passaram pelo mar em terra seca, com muralhas de água nos dois lados. 

Os egípcios os perseguiram e foram atrás deles até o meio do mar com todos os seus cavalos, carros de guerra e cavaleiros. Logo antes de amanhecer, da coluna de fogo e da nuvem o SENHOR olhou para o exército dos egípcios e fez com que eles ficassem apavorados. Os carros de guerra andavam com grande dificuldade, pois Deus fez com que as rodas ficassem atoladas. 

Então os egípcios disseram: - Vamos fugir dos israelitas! O SENHOR está lutando a favor deles e contra nós. 

Então o SENHOR Deus disse a Moisés: - Estenda a mão sobre o mar para que as águas voltem e cubram os egípcios, os seus carros de guerra e os seus cavaleiros. 

Moisés estendeu a mão sobre o mar, e, quando amanheceu, o mar voltou ao normal. Os egípcios tentaram escapar das águas, porém o SENHOR os jogou dentro do mar. As águas voltaram e cobriram os carros de guerra, os cavaleiros e todo o exército egípcio que havia perseguido os israelitas no mar. E não sobrou nenhum egípcio com vida. Mas os israelitas atravessaram o mar em terra seca, com muralhas de água nos dois lados. Naquele dia o SENHOR salvou o povo de Israel dos egípcios, e os israelitas os viram mortos na praia. Quando viram o poder com que o SENHOR havia derrotado os egípcios, os israelitas o temeram. E creram em Deus, o SENHOR, e no seu servo Moisés. (Ex 14:15-31)
(Localização possível do salmo 46)

OBSERVAÇÕES:

O Senhor mandou que Moisés parasse de orar e continuasse a jornada! A oração deve ocupar um lugar vital em nossa vida, mas também deve haver lugar para ação. As vezes sabemos o que fazer, mas oramos por mais direção como desculpa para adiar a atitude que precisa ser tomada. 

Nenhuma evidência deste grande êxodo foi descoberta nos registros históricos dos egípcios porque era uma prática comum os Faraós não registrarem suas derrotas. Eles até mesmo pegavam os registros e apagavam os nomes dos traidores e adversários políticos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

#1 - SATANÁS É EXPULSO DO CÉU

#20 - Zofar descreve as calamidades que os ímpios sofrem

#4 - História da primeira civilização