#118 - O fim da escravidão: a saída dos israelitas das terras do Egito

https://veja.abril.com.br/ciencia/a-divisao-do-mar-vermelho-pode-ser-explicada-pela-ciencia/

Quando o rei deixou que o povo israelita saísse do Egito, Deus não os levou pelo caminho que vai pelo país dos filisteus, embora fosse o mais curto. Deus pensou assim: "Não quero que os israelitas mudem de ideia e voltem para o Egito, quando virem que terão de guerrear." 

Por isso Deus fez com que o povo desse uma volta pelo caminho do deserto, na direção do mar Vermelho. Os israelitas saíram do Egito armados para guerrear. Moisés levou o corpo de José, pois José havia feito os israelitas jurarem que fariam isso. Ele tinha dito: "Quando Deus os libertar, levem daqui o meu corpo." 

Os israelitas saíram de Sucote e acamparam em Etã, onde começa o deserto. (Ex 13:17-20)

Partiram de Sucote e acamparam em Etã, nos limites do deserto. (Nr 33:6) 

Em Etã; a coluna de fogo e a coluna de nuvem

Durante o dia o SENHOR ia na frente deles numa coluna de nuvem, para lhes mostrar o caminho. Durante a noite ele ia na frente deles numa coluna de fogo, para iluminar o caminho, a fim de que pudessem andar de dia e de noite. A coluna de nuvem sempre ia adiante deles durante o dia, e a coluna de fogo ia durante a noite. (Ex 13:21-22)

O SENHOR Deus disse a Moisés: - Diga aos israelitas que voltem e acampem em frente de Pi-Hairote, entre Migdol e o mar Vermelho, perto de Baal-Zefom. Assim o rei do Egito vai pensar que os israelitas estão andando sem rumo, perdidos no deserto. (14:1-3)

Partiram de Etã, voltaram para Pi-Hairote, a leste de Baal-Zefom, e acamparam perto de Migdol. (Nr 33:7)


OBSERVAÇÕES: 

As colunas de nuvem e de fogo constituem exemplos de teofania - uma manifestação física de Deus. Deus as concedeu aos israelitas para que eles soubessem que a presença de De os acompanharia dia e noite durante a jornada da Terra Prometida. Hoje, nós temos a Bíblia para guiar nossos passos e nos assegurar da presença dEle. Assim como os hebreus olhavam para aquelas colunas, também podemos ter a Palavra de Deus de dia e de noite para sabermos que Ele está conosco e nos ajuda em nossa jornada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

#103 - O cajado de Arão vira serpente

#146 - A função de Eleazar, o filho de Arão e sobrinho de Moisés

#8 - Descendentes de Noé e fatos da época