#117 - Consagração dos primogênitos



O SENHOR Deus disse a Moisés: - Consagre a mim todo primeiro filho homem dos israelitas e todo primeiro filhote macho dos animais domésticos são meus. 

Moisés disse ao povo: - Lembrem deste dia, o dia em que vocês saíram do Egito, onde era escravos. Este é o dia em que o SENHOR os tirou de lá pelo seu grande poder. Portanto, não comam pão feito com fermento. Vocês estão saindo do Egito neste dia, no primeiro mês, o mês de abibe. O SENHOR jurou aos seus antepassados que daria a vocês a terra dos cananeus, dos heteus, dos amorreus, dos heveus e dos jebuseus. É uma terra boa e rica. Quando ele os levar para aquela terra, vocês deverão comemorar essa festa religiosa no primeiro mês de cada ano. Durante sete dias vocês comerão pão sem fermento; e no sétimo dia haverá uma festa religiosa em honra do SENHOR. Nesses sete dias vocês comerão pão sem fermento. Em toda a sua terra não deverá haver fermento, nem pão feito com fermento. Nesse dia vocês contarão aos seus filhos que estão fazendo isso por causa daquilo que o SENHOR fez por vocês quando saíram do Egito. Essa festa será como um sinal para vocês, como se fosse uma coisa amarrada na mão ou na testa, e os ajudará a lembrarem de recitar e de estudar a lei de Deus, o SENHOR; pois com grande poder ele os tirou do Egito. Portanto, comemorem essa festa religiosa no dia certo, todos os anos. - O SENHOR Deus fará com que vocês entrem na terra dos cananeus, conforme ele jurou a vocês e aos seus antepassados. Quando ele lhes der essa terra, vocês darão ao SENHOR todo primeiro filho homem. Todo primeiro filhote macho também pertencerá a ele. Mas, se quiserem ficar com o primeiro filhote macho de uma jumenta, ofereçam a Deus um carneiro; se não quiserem, quebrem o pescoço do jumentinho. Fiquem com todo o primeiro filho homem de vocês, pagando por ele o preço determinado. No futuro, quando os seus filhos perguntarem o que isso quer dizer, vocês responderão: "Com grande poder o SENHOR nos tirou do Egito, onde éramos escravos. Quando o rei do Egito teimou em não nos deixar sair, o SENHOR matou todos os primeiros filhos no Egito, tanto das pessoas como dos animais. É por isso que oferecemos ao SENHOR em sacrifício todo primeiro filhote macho. Mas pagamos o preço determinado para ficar com os nossos primeiros filhos. Isso será como uma lembrança, como alguma coisa amarrada nas mãos ou na testa. E nos fará lembrar que com o seu grande poder o SENHOR nos tirou do Egito." (Ex 13:1-16)


OBSERVAÇÕES:

Consagrar significa considerar algo como propriedade de Deus.

Como Deus salvou a vida dos primongênitos de Israel, Ele tinha justo direito sobre eles, mas ordenou que os israelitas resgatassem seus filhos. Este ritual servia a três propósitos principais: 

1 - lembrar às pessoas o modo como Deus havia poupado seus filhos da morte e libertado o seu povo da escravidão

2 - destacar o respeito de Deus pela vida humana, em contraste com os deuses pagãos que, segundo criam seus adoradores, exigiam sacrifício humano.

3 - apontar para o dia em que Jesus Cristo pagaria o preço pelo nosso pecado e nos compraria de uma vez por todas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

#103 - O cajado de Arão vira serpente

#146 - A função de Eleazar, o filho de Arão e sobrinho de Moisés

#8 - Descendentes de Noé e fatos da época