#116 - Os egípcios exigem a partida imediata de Israel


Naquela noite o rei, os seus funcionários e todos os outros egípcios saíram da cama. É que em todo o Egito havia gente chorando e gritando, pois em todas as casas havia um filho morto. Nessa mesma noite o rei mandou chamar Moisés e Arão e lhes disse: - Saiam daqui, vocês e todos os outros israelitas! Deixem o meu país. Vão adorar a Deus, o SENHOR, como vocês pediram. Peguem as suas ovelhas e cabras e o seu gado e vão embora. E peçam a Deus que me abençoe. 

Os egípcios insistiram com os israelitas para que saíssem do país o mais depressa possível. Eles diziam: - Se vocês não saírem, todos nós morreremos! 

Assim, cada família israelita pegou a massa de pão sem fermento, pôs numa amassadeira, embrulhou a amassadeira num pano e carregou no ombro. Os israelitas fizeram como Moisés havia ordenado e pediram aos egípcios jóias de prata e de ouro e roupas. O SENHOR Deus fez com que os egípcios dessem de boa vontade aos israelitas tudo o que eles pediam. Assim o povo de Israel tomou as riquezas dos egípcios. (Ex 12:30-36)

Os israelitas tinham vivido no Egito 430 anos. No dia em que terminaram os 430, todas as tribos do povo de Deus, o SENHOR, saíram do Egito. Essa foi a noite em que o SENHOR ficou vigiando para tirá-los do Egito. Ela é dedicada ao SENHOR para sempre, como a noite que deverá ser comemorada por todos os israelitas. (Ex 12:40-42)

São estas as caminhadas dos israelitas que saíram do Egito, grupo por grupo, debaixo das ordens de Moisés e Arão. Moisés ia anotando os nomes dos lugares de onde partiam, de acordo com as ordens de Deus, o SENHOR. E são estas as caminhas conforme os lugares de partida. O povo de Israel saiu do Egito no dia 15 do primeiro mês do ano, um dia depois da primeira Páscoa. Eles saíram de Ramessés de maneira vitoriosa, e todos os egípcios os viram. Os egípcios estavam sepultando os seus primogênitos que o SENHOR havia matado. Assim, o SENHOR mostrou que era mais poderoso do que os deuses do Egito. (Nr 33:1-4)

Os israelitas saíram a pé de Ramessés e foram para Sucote. Eram mais ou menos 600 mil homens, sem contar as mulheres, as crianças e os velhos. (Ex 12:37)

Depois de saírem de Ramessés, os israelitas acamparam em Sucote. (Nr 33:5)

Com eles foram muitas outras pessoas, e também muitas ovelhas e cabras, e muito gado. Os israelitas fizeram pão sem fermento com a massa que havia levado do Egito, pois os egípcios os haviam expulsado do país tão de repente, que eles não tinham tido tempo de preparar comida, nem de preparar massa com fermento. (Ex 12:38-39)

O SENHOR Deus disse a Moisés e a Arão: - Esta é a lei para a Páscoa: nenhum estrangeiro poderá comer a refeição da Páscoa. Porém todo escravo comprado poderá comer dele depois de ser circuncidado. Os estrangeiros, tanto os que estiveram vivendo no país, vivendo de salário, não poderão tomar essa refeição. Ela deverá ser comida na casa onde foi preparada: não será tirada dali. E não quebrem nenhum osso do animal. Todo o povo de Israel deve comemorar essa festa religiosa. Não poderão tomar parte nela os homens que não tiverem sido circuncidados. Porém, se algum estrangeiro estiver morando com vocês e quiser comemorar a Páscoa em honra ao SENHOR, vocês deverão primeiro circuncidá-lo e também todos os outros homens e meninos da sua família. Depois ele poderá tomar parte na comemoração e será como se fosse uma pessoa nascida em Israel. A mesma lei será para os israelitas nascido no país e para os estrangeiros que vivem entre vocês. 

Todos os israelitas obedeceram e fizeram o que o SENHOR havia ordenado a Moisés e a Arão. Naquele dia o SENHOR tirou do Egito as tribos do povo de Israel. (Ex 12:43-51)


OBSERVAÇÕES:

As amassadeiras eram tigelas grandes feitas de madeira, bronze e cerâmica, usadas para ligar a massa. Para fazer o pão, misturava-se água e farinha na tigela com uma pequena porção de massa fermentada do dia anterior. Sendo esta a alimentação primária dos hebreus, era vital carregar as tigelas, que poderiam ser facilmente levadas nos ombros.


O número das pessoas que deixaram o Egito é estimado em mais ou menos dois milhões.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

#103 - O cajado de Arão vira serpente

#146 - A função de Eleazar, o filho de Arão e sobrinho de Moisés

#8 - Descendentes de Noé e fatos da época