#104 - A primeira praga: sangue


Então o SENHOR Deus disse a Moisés: - O rei está teimando e não quer deixar o povo sair do Egito. Vá procurá-lo amanhã cedo, quando ele for até o rei Nilo. Pegue o bastão que virou cobra e espere o rei na beira do rio. E diga-lhe o seguinte: - "O SENHOR, o Deus dos hebreus, me mandou dizer-lhe que deixasse o povo dele ir embora para adorá-lo no deserto. Porém, até agora o senhor não obedeceu à ordem de Deus. Portanto, Deus lhe diz que, por causa daquilo que Ele vai fazer agora, o senhor vai saber que Ele é Deus, o SENHOR. Ó rei, agora eu vou bater na água do rio com este bastão que estou segurando, e a água virará sangue. Os peixes que estão no rio vão morrer, e o rio vai cheirar mal, que os egípcios terão nojo de beber água dele. E o SENHOR disse também a Moisés: - Diga a Arão que pegue o bastão e estenda a mão sobre os rios, os canais, os poços e os reservatórios, para que as suas águas virem sangue. Assim, haverá sangue até nas tigelas de madeira e nas jarras de pedra. 

Moisés e Arão fizeram como o SENHOR havia mandado. Na frente do rei e dos seus funcionários, Arão levantou o bastão e bateu no rio, e a água virou sangue. Os peixes morreram, e o rio cheirou tão mal, que os egípcios não podiam beber água dele. Em todo o Egito houve sangue. Porém, com as suas artes, os mágicos do Egito fizeram a mesma coisa. E assim o rei continuou teimando. Como o SENHOR tinha dito, ele não atendeu o pedido de Moisés e Arão. Pelo contrário, ele voltou para o seu palácio, sem se preocupar com o que havia acontecido. Todos os egípcios cavaram buracos na beira do rio para beber água limpa, pois não podiam beber da água do rio. E passaram sete dias, depois que o SENHOR Deus bateu nas águas do rio. (Ex 7:14-25)

OBSERVAÇÕES:

O Egito era um grande país, mas a maior parte da população vivia à margem do rio Nilo. Os quase 5km de águas eram um verdadeiro rio da vida para os egípcios, pois, em uma terra quase desértica, proviam água para beber, para a agricultura, banho e pesca. A sociedade egípcia era uma faixa da civilização que cobria as margens desta fonte de vida, raramente adentrando pelo de deserto que a cercava. Sem o Nilo, o Egito jamais poderia ter existido. Imagine o assombro de Faraó ao ver Moisés transformar o seu rio sagrado em sangue.

O que representava essa praga e qual deus foi atingido?

Cada uma das dez pragas foi dolorosamente literal e dirigida contra algum aspecto da religião egípcia. A primeira praga – a transformação do Nilo e de todas as águas do Egito em sangue – foi uma ofensa ao deus Nilo (personificação de Hápi), que se acreditava ser o deus da fertilidade. Tal praga resultou na morte de peixes e foi, portanto, um duro golpe contra a religião egípcia que venerava algumas espécies de peixes (Êxodo 7:19-21). 

Clique aqui para saber o que representava cada praga e quais deuses foram atingidos.

deus Hapi





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

#103 - O cajado de Arão vira serpente

#146 - A função de Eleazar, o filho de Arão e sobrinho de Moisés

#8 - Descendentes de Noé e fatos da época