#102 - Deus responde à oração de Moisés


Então o SENHOR Deus respondeu a Moisés: - Agora você verá o que vou fazer com o rei do Egito. Eu vou obrigá-lo a deixar que meu povo vá embora. Sim, eu o forçarei a expulsar os israelitas do seu país. Deus disse a Moisés: - Eu sou o SENHOR. Eu apareci a Abraão, a Isaque e a Jacó como o Deus Todo-Poderoso, porém não deixei que me conhecessem pelo meu nome de SENHOR. Fiz uma aliança com eles e prometi dar-lhes a terra de Canaã, onde tinham vivido como estrangeiros. Agora eu ouvi os gemidos dos israelitas, que estão sendo escravizados pelos egípcios, e lembrei da aliança que fiz com eles. Portanto, diga aos israelitas o seguinte: - "Eu sou o SENHOR. Vou livrá-lo da escravidão do Egito. Estenderei o braço poderoso para fazer cair sobre os egípcios um castigo horrível e salvarei vocês. Farei com que vocês sejam o meu povo e eu serei o seu Deus. Vocês ficarão sabendo que eu sou o SENHOR, seu Deus, o Deus que vai livrar da escravidão do Egito. Eu os levarei para a terra que jurei que daria a Abraão, a Isaque e a Jacó. E eu darei essa terra para ser propriedade de vocês. Eu sou o SENHOR." 

Moisés repetiu essas palavras aos israelitas, mas eles não quiseram ouvi-lo, pois estavam desanimados por causa da dureza da sua escravidão. 

Então o SENHOR disse a Moisés: - Vá dizer a Faraó, rei do Egito, que deixe que os israelitas saiam do país. 

Porém Moisés respondeu ao SENHOR: - Se até os israelitas não querem me dar atenção, o rei também não vai querer. Eu não tenho facilidade para falar. 

No entanto o SENHOR ordenou que Moisés e Arão dissessem aos israelitas e a Faraó, rei do Egito, que eles dois tinham ordem para tirar do país o povo de Israel. (Ex. 6:1-13)


Arão e Moisés foram o que receberam do SENHOR Deus esta ordem: "Tirem do Egito as tribos de Israel." Foram eles que falaram com Faraó, rei do Egito, a fim de tirar de lá os israelitas. Quando o SENHOR falou com Moisés, no Egito, ele disse: - Eu sou o SENHOR. Diga a Faraó, rei do Egito, tudo o que vou fizer a você. 

Porém, Moisés respondeu: - Ó SENHOR, eu não tenho facilidade para falar. Como é que o rei vai me ouvir? (Ex 6:26-30)


Então o SENHOR Deus disse a Moisés: - Vou fazer com que você seja como Deus para o rei; e Arão, o seu irmão, falará por você como profeta. Você dirá a Arão tudo o que eu mandar, e ele falará com o rei, pedindo que deixe os israelitas saírem da terra dele. Mas eu vou fazer com que o rei fique teimoso e farei muitos milagres e coisas espantosas no Egito. O rei não vai ouvir vocês. Porém eu farei com que caia sobre ele um castigo terrível e levarei para fora do Egito os meus exércitos, isto é, o povo de Israel. Quando eu levantar a mão contra os egípcios e tirar do meio deles os israelitas, os egípcios ficarão sabendo que eu sou o SENHOR. 

Moisés e Arão fizeram tudo como o SENHOR havia mandado. Quando falaram com o rei do Egito, Moisés tinha 80 anos, e Arão, 83. (Ex 7:1-7)


OBSERVAÇÕES:

Ser "como Deus para Faraó" significa ser uma pessoa poderosa que merecia ser ouvida. O próprio Faraó era considerado um deus. assim, ele reconheceu Moisés como tal.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

#103 - O cajado de Arão vira serpente

#146 - A função de Eleazar, o filho de Arão e sobrinho de Moisés

#8 - Descendentes de Noé e fatos da época