#98 - Moisés mata um egípcio


Moisés já era homem feito. Um dia ele saiu para visitar o seu povo e viu como os israelitas eram obrigados a fazer trabalhos pesados. Viu também um egípcio batendo num israelita, um patrício seu. Moisés olhou para os lados e, vendo que não havia ninguém ali, matou o egípcio e escondeu o corpo na areia. 

No dia seguinte voltou e viu dois israelitas brigando. Então perguntou ao que maltratava o outro: - Por que você está batendo no seu patrício? 

O homem respondeu: - Quem pôs você como nosso chefe ou nosso juiz? Você está querendo me matar como matou o egípcio? 

Então Moisés ficou com medo e pensou: "Já descobriram o que eu fiz." 

Quando o rei do Egito soube do que Moisés havia feito, quis matá-lo; porém ele fugiu e foi morar na terra de Midiã. (Ex 2:11-15)


Alguns anos depois o rei do Egito morreu, mas os israelitas continuaram gemendo por causa da sua escravidão. Eles gritavam pedindo socorro, e os seus pedidos chegaram até Deus. Deus ouviu os gemidos deles e lembrou da aliança que havia feito com Abraão, com Isaque e com Jacó. Deus viu a escravidão dos israelitas e ficou preocupado com eles. (Ex 2:23-25)



Jetro, o sacerdote de Midiã tinha sete filhas. Certo dia, quando Moisés estava sentado perto de um poço, elas vieram tirar água e encheram os bebedouros para dar de beber às ovelhas e às cabras do seu pai. Então chegaram alguns pastores e começaram a enxotar as moças dali. Porém Moisés se levantou, e as defendeu e deu água aos animais. Quando elas voltaram ao lugar onde seu pai estava, ele perguntou: - Por que é que vocês voltaram tão cedo hoje? 

Elas responderam: - Um egípcio nos defendeu dos pastores, tirou água para nós e ainda deu água para os nossos animais. 

- E onde está ele? perguntou Jetro. - Por que vocês o deixaram lá? Vão chamá-lo para que venha jantar com a gente. 

Depois Jetro convidou Moisés para ficar morando ali, e ele aceitou. Então Jetro lhe deu a sua filha Zípora em casamento. Quando ela teve um filho, Moisés pôs nele o nome de Gérson e disse: - Sou hóspede em terra estrangeira. (Ex 2:16-22)


Nascimento de Calebe



Filhos de Moisés

Os filhos de Moisés, homem de Deus, foram contados como parte da tribo de Levi. Estes foram os filhos de Moisés: Gérson e Eliézer. (1 Cr 23)

Nascimento de Eleazar, filho de Arão

Morte de Anrão, pai de Moisés (137 anos)

Nascimento de Josué

Nascimento de Finéias

Eleazar, filho de Arão, casou com uma das filhas de Putiel, e ela lhe deu um filho, chamado Finéias. São esses os chefes das famílias e dos grupos de famílias da tribo de Levi. (Ex 6:25)

OBSERVAÇÕES:

Sendo príncipe egípcio, Moisés fora bem treinado no exército mais avançado do mundo. Até mesmo um grande grupo de pastores não resistia às sofisticadas técnicas de luta deste guerreiro.

Jetro é também chamado de Ruel em algumas passagens de exodo.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

#103 - O cajado de Arão vira serpente

#146 - A função de Eleazar, o filho de Arão e sobrinho de Moisés

#8 - Descendentes de Noé e fatos da época