#96 - Multiplicação dos israelitas


Os israelitas se estabeleceram no Egito, na região de Gosém, onde compraram terras e tiveram muitos filhos. (Gn 47:27)

Os israelitas, porém, eram férteis, proliferaram, tornaram-se numerosos e fortaleceram-se muito, tanto que encheram o país. (Ex 1:7)

A opressão do Egito

Depois o Egito teve um novo rei que não sabia nada a respeito de José. Ele disse ao seu povo: - Vejam! O povo de Israel é forte e está aumentando mais depressa do que nós. Em caso de guerra, eles poderiam se unir com os nossos inimigos, lutariam contra nós e sairiam do país. Precisamos achar um jeito de não deixar que eles se tornem ainda mais numerosos. 

Por isso os egípcios puseram malfeitores para maltratar os israelitas com trabalhos pesados. E assim os israelitas construíram as cidades de Pitom e Ramessés, onde o rei do Egito guardava as colheitas de cereais. Porém quanto mais os egípcios maltratavam os israelitas, tanto mais eles aumentavam. Os egípcios ficaram com medo deles e os tornaram escravos, tratando-os com brutalidade. Fizeram com que a vida deles se tornasse amarga, obrigando-os a fazer trabalhos pesados na fabricação de tijolos, nas construções e nas plantações. Em tudo os egípcios os sujeitavam a cruel escravidão. (Ex 1:8-14)

Casamento dos pais de Moisés

O nome da mulher de Anrão era Joquebede, descendente de Levi, que nasceu no Egito. Ela lhe deu à luz Arão, Moisés e Miriã, irmã deles. (Nr 26:59)

Anrão tomou por mulher sua tia Joquebede, que lhe deu à luz Arão e Moisés, Anrão viveu 137 anos. (Ex 6:20)

A ordem do rei às parteiras

O rei do Egito deu a Sifrá e a Puá, que eram parteiras das mulheres israelitas, a seguinte ordem: - Quando vocês forem ajudar as mulheres israelitas nos seus partos, façam o seguinte: se nascer um menino, matem; mas, se nascer uma menina, deixem que viva.

Porém as parteiras temiam a Deus e não fizeram o que o rei do Egito havia mandado. Pelo contrário, deixaram que os meninos vivessem. Então o rei mandou chamar as parteiras e perguntou: - Por que vocês estão fazendo isso? Por que estão deixando que os meninos vivam? 

Elas responderam: - É que as mulheres israelitas não são como as egípcias. Elas dão à luz com facilidade, e as crianças nascem antes que a parteira chegue. 

As parteiras temiam a Deus, e por isso ele foi bom para elas e fez com que tivessem as suas próprias famílias. E o povo de Israel aumentou e se tornou muito forte. (Ex 1:15-20)

Nascimento de Arão

Estes foram os filhos de Anrão: Arão e Moisés. Arão e os seus descendentes foram separados para sempre a fim de tomar conta dos objetos sagrados, para queimarem incenso na adoração a Deus, o SENHOR, para o servirem e para abençoarem o povo em seu nome. (1 Cr 23:13)


OBSERVAÇÕES:


A escravidão era uma prática antiga utilizada por quase todas as nações para aproveitar os povos conquistados. Desse modo, as grandes pirâmides do Egito foram construídas. Embora Israel não fosse uma nação conquistada, era estrangeiro, e não desfrutava os mesmos direitos dos egípcios.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

#103 - O cajado de Arão vira serpente

#146 - A função de Eleazar, o filho de Arão e sobrinho de Moisés

#8 - Descendentes de Noé e fatos da época