#90 - Jacó vai para o Egito após a confirmação de Deus em Berseba


Esta é a história dos antepassados de Davi, desde Perez: Perez gerou Hezrom; (Rt 4:18)

Estes foram os filhos de Perez: Hezrom e Hamul. (1Cr 2:5)

Jacó partiu com tudo o que tinha e foi até Berseba, onde ofereceu sacrifícios ao Deus de Isaque, o seu pai. Naquela noite Deus falou com ele numa visão e o chamou assim: - Jacó, Jacó! 

- Eu estou aqui - respondeu ele. 

Deus disse: - Eu sou Deus, o Deus do seu pai. Não tenha medo de ir para o Egito, pois ali eu farei com que os seus descendentes se tornem uma grande nação. Eu irei para o Egito com você e trarei os seus descendentes de volta para esta terra. E, quando você morrer, José estará ao seu lado. 

Então Jacó partiu de Berseba. Nas carretas que o rei do Egito havia mandado, os filhos de Jacó levaram o pai, as esposas deles e os seus filhos pequenos. Jacó e todos os seus foram para o Egito, levando o seu gado e todas as coisas que haviam conseguido em Canaã. Jacó levou consigo todos os seus descendentes, isto é, filhos e filhas, netos e netas. 

Os israelitas que foram para o Egito, isto é, Jacó e seus descendentes, são os seguintes: Rúben, o filho mais velho de Jacó e os filhos de Rúben: Enoque, Palu, Hezrom e Carmi. 

Simeão e os seus filhos Jemuel, Jamim, Oade, Jaqueim, Zoar e Saul, que era filho de uma mulher de Canaã. 

Levi e os seus filhos Gérson, Coate e Merari. 

Judá e os seus filhos Selá, Perez e Zera (os outros dois filhos, Er e Onã, haviam morrido em Canaã.). 

Os filhos de Perez foram Herzrom e Hamul. 

Issacar e os seus filhos Tolá, Puá, Jasube e Sinrom. 

Zebulom e os seus filhos Serede, Elom e Jaleel. 

Esses foram os filhos que Léia deu a Jacó na Mesopotâmia, além da sua filha Diná. Os descendentes de Jacó e Léia eram trinta e três. 

Gade e os seus filhos Zifião, Hagui, Suni, Esbom, Eri, Arodi e Areli. Aser e os seus filhos Imna, Isva, Isvi e Berias e a irmã deles, que se chamava Sera. 

Os filhos de Berias eram Héber e Malquiel. Esses 16 foram os descendentes de Jacó e Zilpa, a escrava que Labão deu à sua filho Léia. 

Raquel, mulher de Jacó, lhe tinha dado dois filhos: José e Benjamim. Os filhos de José com Asenate foram Manassés e Efraim, que nasceram no Egito. Asenate era filha de Potífera, sacerdote da cidade de Heliópolis. 

Os filhos de Benjamim foram Belá, Bequer, Asbel, Gera, Naamã, Eí, Rôs, Mupim, Hupim e Arde. 

Esses 14 foram os descendentes de Jacó e Raquel. 

Dã e o seu filho Husim. Naftali e os seus filhos Jazeel, Guni, Jezer e Silém. 

Esses 7 foram os descendentes de Jacó e Bila, a escrava que Labão deu à sua filha Raquel.  

Ao todo foram para o Egito 66 descendentes de Jacó, sem contar as mulheres dos seus filhos. Os dois filhos de Jacó nasceram no Egito. Assim, foi de 70 o total de pessoas da família de Jacó que foram para o Egito. (Gn 46:1-27) 

São estes os nomes dos filhos de Jacó que foram com ele para o Egito, cada um com a sua família: Rúben, Simeão, Levi, Judá, Issacar, Zebulom, Benjamim, Dã, Naftali, Gade e Aser. Os descendentes diretos de Jacó eram 70 pessoas ao todo. José, o outro filho, já estava no Egito. (Ex 1:1-5) 

José mandou aprontar o seu carro e foi para Gosém a fim de se encontrar com o seu pai. Quando se encontraram, José o abraçou e chorou abraçado com ele por muito tempo. Então Jacó disse: - Já posso morrer, agora que já vi você e sei que está vivo! 

Depois José disse aos irmãos e à família do pai: - Eu vou falar com o rei do Egito e vou lhe dar a notícia de que os meus irmãos e os parentes do meu pai, que moravam em Canaã, vieram para ficar comigo. Vou dizer ao rei que vocês são criadores de ovelhas e cabras e cuidam de gado. Direi que trouxeram as suas ovelhas, o gado e tudo o que têm. Quando o rei lhes perguntar qual é a profissão de vocês, digam que a vida inteira vocês têm sido criadores de ovelhas, como foram os seus antepassados. Assim, vocês poderão ficar morando na região de Gosém, pois os egípcios detestam os pastores de ovelhas. (Gn 46:28-34)

OBSERVAÇÃO:

Jacó mudou-se com toda a família para o Egito, mas eles quiseram viver separados dos egípcios. Para assegurar isto, José os instruiu a deixar Faraó saber que eles eram pastores. Embora Faraó pudesse simpatizar com os pastores (pois descendia provavelmente da linhagem nômade dos hicsos), a cultura egípcia não os aceitaria entre eles. A estratégia funcionou e a família de Jacó pôde se beneficiar da generosidade de Faraó, como também do preconceito dos egípcios.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

#103 - O cajado de Arão vira serpente

#146 - A função de Eleazar, o filho de Arão e sobrinho de Moisés

#8 - Descendentes de Noé e fatos da época