#67 - A luta de Jacó por amor a Raquel


Aí Labão disse: - Não está certo você trabalhar de graça para mim só porque é meu parente. Quanto você quer ganhar? 

Acontece que Labão tinha duas filhas. A mais velha se chamava Léia, e a mais moça, Raquel. Léia tinha olhos meigos, mas Raquel era bonita de rosto e de corpo. 

Como Jacó estava apaixonado por Raquel, respondeu: - Trabalharei sete anos para o senhor a fim de poder casar com Raquel. 

Labão disse: - Eu prefiro dá-la a você em vez de a um estranho. Fique aqui comigo. 

Assim, Jacó trabalhou sete anos para poder ter Raquel. Mas, porque ele a amava, esses anos pareceram poucos dias. 

Quando passaram os sete anos, Jacó disse a Labão: - Dê-me a minha mulher. O tempo combinado já passou, e eu quero casar com ela. 

Labão deu uma festa de casamento e convidou toda a gente do lugar. Mas naquela noite Labão pegou Léia e a entregou a Jacó, e ele teve relações com ela. Labão tinha dado a sua escrava Zilpa a Léia para ser escrava dela. Só na manhã seguinte Jacó descobriu que havia dormido com Léia. Por isso foi reclamar com Labão. 

Ele disse: - Por que o senhor me fez uma coisa dessas? Eu trabalhei para ficar com Raquel. Por que foi que o senhor me enganou? 

Labão respondeu: - Aqui na nossa terra não é costume a filha mais moça casar antes da mais velha. Espere até que termine a semana de festas do casamento. Aí, se você prometer que vai trabalhar para mim outros sete anos, eu lhe darei Raquel. 

Jacó concordou, e, quando terminou a semana de festas do casamento de Léia, Labão lhe deu a sua filha Raquel como esposa. Labão tinha dado a sua escrava Bila a Raquel para ser escrava dela. Jacó também teve relações com Raquel; e ele amava Raquel muito mais do que amava Léia. E ficou trabalhando para Labão mais sete anos. 

Quando o SENHOR Deus viu que Jacó desprezava Léia, fez com que ela pudesse ter filhos, mas Raquel não podia ter filhos. Léia ficou grávida e deu à luz um filho; e pôs nele o nome de Rubén. Ela explicou assim: O SENHOR viu que eu estava triste, mas agora o meu marido vai me amar. Léia ficou grávida outra vez e teve outro filho, a quem deu o nome de Simeão. E disse: - O SENHOR ouviu que eu era desprezada e por isso me deu mais este filho. Léia engravidou ainda outra vez e teve mais um filho, a quem chamou de Levi, pois disse assim: - Agora o meu marido ficará mais unido comigo, pois já lhe dei 3 filhos. (29: 15 - 34)

Quando Raquel percebeu que não podia ter filhos, ficou com inveja da sua irmã Léia e disse ao marido: Dê-me filhos; se não, eu morro! 

Jacó ficou zangado com Raquel e disse: - Você está pensando que eu sou Deus? É ele quem não deixa você ter filhos. 

Então Raquel disse: - Aqui está a minha escrava Bila; tenha relações com ela. Quando ela tiver um filho, será como se fosse meu. Desse modo eu serei mãe por meio dela. 

Assim, Raquel deu a Jacó a sua escrava Bila para ser sua concubina, e ele teve relações com ela. (Gn 30:1-4)

Léia ficou grávida mais uma vez e teve outro filho. A esse deu o nome de Judá e disse: - Desta vez louvarei a Deus, o SENHOR. Depois disso não teve mais filhos. (Gn 29:35)

Quando Léia percebeu que não ia ter mais filhos, deu a sua escrava Zilpa a Jacó para ser sua concubina. (Gn 30:9)

Bila ficou grávida outra vez e deu a Jacó outro filho. 

Aí Raquel disse: - O nome deste menino será Nafitali porque lutei muito contra minha irmã e venci. E Zilpa deu a Jacó um filho. 

Então Léia disse: - Que sorte! Este menino vai se chamar Gade (Gn 30:7-8 e 10-11)

Um dia, no tempo da colheita do trigo, Rúben foi ao campo. Ali achou umas mandrágoras e as levou para Léia, a sua mãe. 

Quando Raquel viu isso, disse a Léia: - Por favor, dê-me algumas das mandrágoras que o seu filho trouxe. 

Léia respondeu: - Será que você acha que tomar o meu marido de mim ainda é pouco? 

Aí Raquel disse: - Vamos fazer uma troca: você me dá as mandrágoras, e eu deixo que você durma com Jacó esta noite. 

De tardinha, quando Jacó chegou do campo, Léia foi encontrar-se com ele e disse: - Esta noite você vai dormir comigo porque eu paguei para isso com mandrágoras que o meu filho achou. 

Naquela noite Jacó teve relações com ela. Deus ouviu a oração de Léia, e ela ficou grávida e deu a Jacó um quinto filho. 

Então Léia disse: - Este menino se chamara Issacar, pois Deus me recompensou por ter dado a minha escrava ao meu marido. (Gn 30: 14-18)

Zilpa deu a Jacó outro filho, e Léia disse: - Como sou feliz! Agora as mulheres dirão que sou feliz. Por isso o menino se chamará Aser. (Gn 30:12-13)

Depois Léia engravidou pela sexta vez e deu a Jacó mais um filho. 

E disse: - Deus me deu um belo presente. Agora o meu marido vai ficar comigo por que lhe dei seis filhos. 

Por isso ela pôs nele o nome de Zebulom. Por último Léia teve um filha e lhe deu o nome de Diná. 

Então Deus lembrou de Raquel. Ele ouviu a sua oração e fez com que ela pudesse ter filhos. Ela engravidou e deu à luz um filho. Então disse: - Deus não deixou que eu continuasse envergonhada por não ter filhos. Que o Senhor Deus me dê mais um filho. Por isso ela pôs nele o nome de José. (Gn 30:22-24)

FILHOS NOTÁVEIS: Levi, Judá, José, Diná.

OBSERVAÇÕES: 

Era costume da época que o homem apresentasse um dote, ou um presente valioso, para a família de sua futura esposa. Este era um modo de compensar a família pela perda da moça. 

Jacó ficou furioso quando soube que Labão o enganara. O enganador de Esaú havia sido enganado.


Era comum escolher nomes dos filhos que refletiam a situação na ocasião do nascimento. Algumas vezes, o nome de uma pessoa era mudado porque não combinava com seu caráter. Jacó significa "ele agarra o calcanhar", "ele engana" e seu nome foi mudado para Israel "aquele que luta com Deus". O caráter mudou e o nome também.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

#103 - O cajado de Arão vira serpente

#146 - A função de Eleazar, o filho de Arão e sobrinho de Moisés

#8 - Descendentes de Noé e fatos da época