#58 - Jacó rouba a primogenitura de Esaú
https://ccyeshuaemportugues.wordpress.com/2014/03/07/jacob-rouba-a-bencao-de-esau-genesis-27/
Os meninos cresceram. Esaú gostava de viver no campo e se tornou um bom caçador. Jacó, pelo contrário, era um homem sossegado, que gostava de ficar em casa cuidando do rebanho. Isaque preferia Esaú porque gostava de comer de suas caças; Rebeca preferia Jacó.
Um dia, quando Jacó estava cozinhando um ensopado, Esaú chegou do campo, faminto e pediu-lhe: - Estou morrendo de fome. Por favor, me deixe comer um pouco desse ensopado vermelho aí (por isso puseram em Esaú o nome de Edom.).
Jacó respondeu: - Sim, eu deixo; mas só se você passar para mim os seus direitos de filho mais velho.
Esaú disse: - Está bem. Estou quase morrendo; que valor têm para mim esses direitos de filho mais velho?
- Então jure primeiro - disse Jacó.
Esaú fez o juramento e assim passou a Jacó os seus direitos de filho mais velho. Aí Jacó lhe deu pão e ensopado. Quando Esaú acabou de comer e de beber, levantou-se e foi embora. Foi assim que ele desprezou os seus direitos de filho mais velho. (Gn 25: 27 - 34)
OBSERVAÇÕES:
A primogenitura era uma honra especial dada ao primeiro filho que nascia, ela incluia uma porção dobrada de herança familiar juntamente com o privilégio de um dia tornar-se o líder da família. O filho mais velho poderia vender a primogenitura, fazendo isso, perderia tntos os bens materiais quanto sua posição de liderança.
Esaú agiu por impulso sem considerar as consequências que seu ato poderia ter.
Comentários
Postar um comentário