#58 - Jacó rouba a primogenitura de Esaú

https://ccyeshuaemportugues.wordpress.com/2014/03/07/jacob-rouba-a-bencao-de-esau-genesis-27/

Os meninos cresceram. Esaú gostava de viver no campo e se tornou um bom caçador. Jacó, pelo contrário, era um homem sossegado, que gostava de ficar em casa cuidando do rebanho. Isaque preferia Esaú porque gostava de comer de suas caças; Rebeca preferia Jacó. 

Um dia, quando Jacó estava cozinhando um ensopado, Esaú chegou do campo, faminto e pediu-lhe: - Estou morrendo de fome. Por favor, me deixe comer um pouco desse ensopado vermelho aí (por isso puseram em Esaú o nome de Edom.). 

Jacó respondeu: - Sim, eu deixo; mas só se você passar para mim os seus direitos de filho mais velho. 

Esaú disse: - Está bem. Estou quase morrendo; que valor têm para mim esses direitos de filho mais velho? 

- Então jure primeiro - disse Jacó. 

Esaú fez o juramento e assim passou a Jacó os seus direitos de filho mais velho. Aí Jacó lhe deu pão e ensopado. Quando Esaú acabou de comer e de beber, levantou-se e foi embora. Foi assim que ele desprezou os seus direitos de filho mais velho. (Gn 25: 27 - 34)


OBSERVAÇÕES:

A primogenitura era uma honra especial dada ao primeiro filho que nascia, ela incluia uma porção dobrada de herança familiar juntamente com o privilégio de um dia tornar-se o líder da família. O filho mais velho poderia vender a primogenitura, fazendo isso, perderia tntos os bens materiais quanto sua posição de liderança.

Esaú agiu por impulso sem considerar as consequências que seu ato poderia ter.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

#126 - Os 10 mandamentos

#147 - As responsabilidades dos coatitas: grupo de famílias de Coate

#8 - Descendentes de Noé e fatos da época