#41 - Deus anuncia a destruição de Sodoma e Gomorra



Depois os visitantes se levantaram e foram para um lugar de onde podiam ver a cidade de Sodoma. E Abraão os acompanhou para lhes mostrar o caminho. Aí o SENHOR Deus disse a si mesmo: "Não vou esconder de Abraão o que pretendo fazer. Os seus descendentes se tornarão uma nação grande e poderosa, e por meio dele eu abençoarei todas as nações da terra. Eu o escolhi para que ele mande que os seus filhos e os seus descendentes obedeçam aos meus ensinamentos e façam o que é correto e justo. Se eles obedecerem, farei por Abraão tudo o que prometi." 

Aí o SENHOR disse a Abraão: - Há terríveis acusações contra Sodoma e Gomorra, e o pecado dos seus moradores é muito grave. Preciso descer até lá para ver se as acusações que tenho ouvido são verdadeiras ou não. 

Então dois dos visitantes saíram, indo na direção de Sodoma; porém Abraão ficou ali com Deus, o SENHOR. 

Abraão chegou um pouco mais perto e perguntou: - Será que vais destruir os bons junto com os maus? Talvez haja 50 pessoas direitas na cidade. Nesse caso, vais destruir a cidade? Será que não a perdoarias por amor aos 50? Não é possível que mates os bons junto com os maus, como se todos tivessem cometido os mesmos pecados. Não faças isso! Tu és o juiz do mundo inteiro e por isso agirás com justiça. 

O SENHOR Deus respondeu: - Se eu achar 50 pessoas direitas em Sodoma, perdoarei a cidade inteira por causa delas. 

Abraão voltou a dizer: - Perdoa o meu atrevimento de continuar falando contigo, pois tu és o SENHOR, e eu sou um simples mortal. Pode acontecer que haja apenas 45 pessoas direitas. Destruíras a cidade por causa dessa diferença de cinco? 

Deus respondeu: - Se eu achar 45, não destruirei a cidade. 

Abraão continuou: -  E se houver somente 40 bons? 

- Por amor a esses 40, não destruirei a cidade - Deus respondeu. 

Abraão disse: - Não fiques zangado comigo, Senhor, por eu continuar a falar. E se houver só 30? 

Deus respondeu: - Se houver 30, eu perdoarei a cidade. 

Abraão tornou a insistir: - Estou sendo atrevido, mas me perdoa, Senhor. E se houver somente 20? 

- Por amor a esses 20, não destruirei a cidade - Deus respondeu. 

Finalmente Abraão disse: - Não fiques zangado, Senhor, pois esta é a última vez que vou falar. E se houver só 10? 

- Por causa desses 10, não destruirei a cidade - Deus respondeu. 

Quando o SENHOR Deus acabou de falar com Abraão, ele foi embora, e Abraão voltou para casa. (Gn 18:16-33)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

#103 - O cajado de Arão vira serpente

#146 - A função de Eleazar, o filho de Arão e sobrinho de Moisés

#8 - Descendentes de Noé e fatos da época