#40 - Isaque: O filho da Promessa


Imagem: https://conhecendodeus.com.br/2015/08/04/rm029-romanos-414-a-22-deus-aceita-a-fe-para-o-proveito-de-todos-2/

O SENHOR Deus apareceu a Abraão no bosque sagrado de Manre. Era a hora mais quente do dia, e Abraão estava sentado na entrada da sua barraca. Ele olhou para cima e viu três homens, de pé na sua frente. Quando os viu, correu ao encontro deles. Ajoelhou-se, encostou o rosto no chão e disse: - Senhores, se eu mereço a sua atenção, não passem pela minha humilde casa sem me fazerem uma visita. Vou mandar trazer água para lavarem seus pés, e depois os senhores descansarão aqui debaixo da árvore. Também vou trazer um pouco de comida, e assim terão forças para continuar a viagem. Os senhores me honraram com a sua visita; portanto, deixem que eu os sirva. 

Eles responderam: - Está bem, nós aceitamos. 

Abraão correu para dentro da barraca e disse a Sara: - Depressa! Pegue uns 10kg de farinha e faça pão. 

Em seguido ele correu até onde estava o gado, escolheu um bom bezerro novo e o entregou a um dos empregados, que o preparou para ser comido. Abraão pegou coalhada, leite e a carne preparada e pôs tudo diante dos visitantes. Ali, debaixo da árvore, ele mesmo serviu a comida e ficou olhando. 

Então eles perguntaram: - Onde está Sara, a sua mulher? 

- Está na barraca - respondeu Abraão. 

Um deles disse: - No ano que vem eu virei visitá-lo outra vez. E nessa época Sara, a sua mulher, terá um filho. 

Sara estava atrás dele, na entrada da barraca escutando a conversa. Abraão e Sara eram muito velhos, e Sara já havia passado da idade de ter filhos. Por isso riu por dentro e pensou assim: - Como poderei ter prazer sexual agora que eu e o meu senhor estamos velhos?  

Então o SENHOR perguntou a Abraão: - Por que Sara riu? Por que disse que está velha demais para ter um filho? Será que para o SENHOR há alguma coisa impossível? Pois, como eu disse, no ano que vem virei visitá-lo outra vez. E nessa época Sara terá um filho. 

Ao escutar isso, Sara ficou com medo e quis negar. - Eu não estava rindo - disse ela. Mas o SENHOR respondeu: - Não é verdade; você riu mesmo. (Gn 18:1-15)


OBSERVAÇÕES:

Por que Abraão estava tão ansioso para receber os 3 visitantes? 

Nos dias de Abraão, a reputação de uma pessoa estava diretamente ligada com a sua hospitalidade - o ato de partilhar casa e comida. Até mesmo estranhos deveriam ser tratados como convidados de honra. Hebreus 13.2 sugere que nós, como Abraão, podemos realmente acolher anjos. Tenha isso em mente na próxima vez que tiver a oportunidade de hospedar alguém estranho.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

#103 - O cajado de Arão vira serpente

#146 - A função de Eleazar, o filho de Arão e sobrinho de Moisés

#8 - Descendentes de Noé e fatos da época