#35 - Abrão liberta Ló
Quando Abrão ficou sabendo que o seu sobrinho tinha sido levado como prisioneiro, reuniu os seus homens treinados para a guerra, todos eles nascidos na sua casa. Eram trezentos e dezoito ao todo. Abrão foi com eles, perseguindo os quatro reis até a cidade de Dã.
Ali Abrão dividiu os seus homens em dois grupos, atacou os inimigos de noite e os derrotou. Ele continuou a persegui-los até Hoba, que fica ao norte da cidade de Damasco, e trouxe de volta tudo o que os inimigos haviam levado. Abrão trouxe também o seu sobrinho Ló, e tudo o que era dele, e também as suas mulheres, e o resto da sua gente. Depois de haver derrotado Quedoraomer e os outros reis, Abrão estava voltando para casa quando o rei de Sodoma foi encontrar-se com ele no vale de Savé, também chamado de vale do Rei. (Gn 14:14-17)
Depois o rei de Sodoma disse a Abrão: - Fique com as coisas e me devolva somente as pessoas. Mas Abrão respondeu: - Eu levanto a mão diante do SENHOR, o Deus Altíssimo, criador do céu e da terra, e juro que não ficarei com nada do que é seu, nem um fio de linha ou uma tira de sandália. Assim você nunca poderá dizer: "Eu fiz com que Abrão ficasse rico." Não quero nada para mim, a não ser a comida que os meus empregados comeram. Mas os meus aliados Aner, Escol e Manre podem ficar com a parte deles. (Gn 14:21-24)
E Melquisedeque, que era rei de Salém e sacerdote do Deus Altíssimo, trouxe pão e vinho. Melquisedeque abençoou Abrão, dizendo: "Abrão seja abençoado pelo Deus Altíssimo, que criou o céu e a terra!" Seja louvado o Deus Altíssimo, que entregou os inimigos de você nas suas mãos!" Aí Abrão deu a Melquisedeque a décima parte de tudo o que havia trazido de volta. (Gn 14:18-20)
OBSERVAÇÕES:
No tempo de Abrão, a maioria das cidades possuía seus próprios reis, e eram comuns as guerras e rivalidades entre estes. Uma cidade conquistada pagava impostos ao rei vitorioso.
Comentários
Postar um comentário