#8 - Descendentes de Noé e fatos da época


1. Filhos para povoar a terra.

Os filhos de Noé, que saíram da barca com ele, foram Sem, Cam e Jafé. Cam foi o pai de Canaã. Esses três foram os filhos de Noé, e os descendentes deles se espalharam pelo mundo inteiro. (Gn 9:18-19)

2. Registro dos descendentes

São essas as famílias dos filhos de Noé, nação por nação, de acordo com as várias linhas de descendentes. Depois do dilúvio todas as nações da terra descenderam de Noé. (Gn 10:32) e (1Cr 1:5-7)

São estes os descendentes de Sem, Cam e Jafé, os filhos de Noé. Aos três nasceram filhos depois do dilúvio. (Gn 10:1)

A. Os filhos de Jafé - Jafetitas

Nomes dos filhos (Gn 10:2-4)
Esses foram os descendentes de Jafé; eles moram no litoral e nas ilhas, cada povo e cada família na sua própria terra, com a sua própria língua.

B. Os filhos de Cam - Camitas

Nomes dos filhos (Gn 10:6-7)

Cuche, filho de Cam, foi pai de Ninrode, o primeiro grande conquistador do mundo. Com a ajuda de Deus, o SENHOR, ele se tornou um caçador famoso, e é por isso que se diz: "Seja igual a Ninrode, que com a ajuda do SENHOR foi um grande caçador." 

No começo faziam parte do seu reino as cidades de Babilônia, Ereque e Acade, todas as três em Sinar. Daquela região Ninrode foi para Assíria e ali construiu as cidades de Nínive, Reobote-Ir, Calá e Resém, que fica entre Nínive e a grande cidade de Calá. Os descendentes de Egito foram os povos da Lídia, Anam, Leabe, Naftu, Patrus, Caslu e de Creta, de quem os filisteus descendem. Canaã foi pai de dois filhos: Sidom, o mais velho, e Hete. De Canaã também descendem os jebuseus, os amorreus, os girgaseus, os heveus, os arquitas, os sineus, os arvaditas, os zemareus e os hamateus. O território dos cananeus se estendeu para o sul desde Sidom até Gerar. perto de Gaza; e para o leste foi até Sodoma, Gomorra, Admá e Zeboim, perto de Lasa. Esses foram os descendentes de Cam, cada povo e cada família na sua própria terra, com a sua própria língua. (Gn 10:8-20 e 1Cr 1:8-16)

C. Os filhos de Sem - Semitas

São esses os descendentes de Sem, conforme seus clãs e línguas, em seus territórios e nações. (Gn 10-31)

Sem, o irmão mais velho de Jafé, foi o pai de todos os hebreus. (Gn 10:21)

Nomes dos descendentes (Gn 10:22-23)

São estes os descendentes de Sem. Dois anos depois do dilúvio, quando Sem tinha cem anos, nasceu o seu filho Arpaxade. (Gn 11:10)

A vinha e a embriaguez de Noé

Noé era agricultor; ele foi a primeira pessoa que fez uma plantação de uvas. Um dia Noé bebeu muito vinho, ficou bêbado e se deitou nu dentro da sua barraca. (Gn 9:20-21)


A maldição de Cam

Cam, o pai de Canaã, viu que o seu pai estava nu e saiu para contar aos seus dois irmãos. Então Sem e Jafé pegaram uma capa, puseram sobre os seus próprios ombros, foram andando de costas e com a capa cobriram seu pai, que estava nu. E, a fim de não verem o pai nu, eles fizeram isso olhando para o lado. Quando Noé acordou depois da bebedeira, soube do que Cam, o filho mais moço, havia feito. Aí Noé disse o seguinte: "Maldito seja Canaã! Ele será escravo dos seus irmãos, um escravo miserável." E Noé disse mais: "Bendito seja o SENHOR, Deus de Sem, e que Canaã seja seu escravo. Deus faça com que Jafé tenha domínio sobre muitas terras, e que os seus descendentes morem nos acampamentos de Sem. E que Canaã seja escravo de Jafé. (Gn 9:22-27)

Depois do dilúvio Noé viveu mais 350 anos e morreu quando tinha 950 anos de idade. (Gn 9:28-29)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

#103 - O cajado de Arão vira serpente

#146 - A função de Eleazar, o filho de Arão e sobrinho de Moisés