#4 - História da primeira civilização

1. Caim e Abel

A. Nascimento de Caim

Adão teve relações com Eva, a sua mulher, e ela ficou grávida. Eva deu à luz um filho e disse: - Com a ajuda de Deus, o SENHOR, tive um filho homem. E ela pôs nele o nome de Caim. (Gn 4:1)

B. Nascimento de Abel

Depois teve outro filho, chamado Abel, irmão de Caim. Abel era pastor de ovelhas, e Caim era agricultor. (Gn 4:2)

C. Caim mata Abel (124 anos)

O tempo passou. Um dia Caim pegou alguns produtos da terra e os ofereceu a Deus, o SENHOR. Abel, por sua vez, pegou o  primeiro carneirinho nascido no seu rebanho, matou-o e ofereceu as melhores partes ao SENHOR. O SENHOR ficou contente com Abel e com sua oferta, mas rejeitou Caim e a sua oferta. Caim ficou furioso e fechou a cara. 

Então o SENHOR disse: - Por que você está com raiva? Por que anda carrancudo? Se tivesse feito o que é certo, você estaria sorrindo; mas você agiu mal, e por isso o pecado está na porta, à sua espera. Ele quer dominá-lo, mas você precisa vencê-lo. 

Aí Caim disse a Abel, o seu irmão: - Vamos até o campo. 

Quando os dois estavam no campo, Caim atacou Abel, o seu irmão, e o matou. 

Mais tarde o SENHOR perguntou a Caim: - Onde está Abel, o seu irmão? 

- Não sei - respondeu Caim. - Por acaso eu sou o guarda do meu irmão? 

Então Deus disse: - Por que você fez isso? Da terra, o sangue do seu irmão está gritando, pedindo vingança. (Gn 4:3-10)


D. O sinal de Caim

Por isso você será amaldiçoado e não poderá mais cultivar a terra. Pois, quando você matou o seu irmão, a terra abriu a boca para beber o sangue dele. Quando você preparar a terra para plantar, ela não produzirá nada. Você vai andar pelo mundo sempre fugindo.

Caim disse a Deus, o SENHOR: - Eu não vou poder aguentar esse castigo tão pesado. Hoje tu estás me expulsando desa terra. Terei de andar pelo mundo sempre fugindo e me escondendo da tua presença. E qualquer pessoa que me encontrar vai querer me matar. 

Mas o SENHOR respondeu: - Isso não vai acontecer. Pois, se alguém matar você, serão mortas sete pessoas da família dele, como vingança. 

Em seguida o SENHOR pôs um sinal em Caim para que, se alguém o encontrasse, não o matasse. (Gn 4:11-15)

OBSERVAÇÕES: 

Até o momento, só lemos a respeito de quatro pessoas - Adão, Eva, Caim e Abel. 

Surgem duas questões: Por que Caim ficou preocupado em ser morto por outras pessoas, e onde ele arrumou uma esposa? (Gn 4:17)

Adão e Eva tinham inúmeros filhos que haviam sido instruídos a "encher a terra" (1:28). Caim sentia-se extremamente culpado pelo assassinato que cometeria, e provavelmente temia repercussões por parte de sua família. Se ele era capaz de matar, sua família também. A esposa de Caim pode ter sido uma de suas irmãs, ou sobrinhas. A raça humana ainda era geneticamente pura e não existia o medo de imperfeições provenientes de casamento entre parentes.

A expressão "será vingada sete vezes" significa que a punição da pessoa seria completa, severa e muito pior do que a recebida por Caim, como consequência de seu pecado.

Genealogia dos ímpios

Então Caim saiu da presença do SENHOR e foi morar na região de Node, que fica a leste do Éden. Caim e sua mulher tiveram um filho e lhe deram o nome de Enoque. Mais tarde Caim construiu uma cidade e a chamou de Enoque, o nome do seu filho. Enoque foi pai de Irade, que foi pai de Meujael... (cita a descendência). Certo dia Lameque disse às suas mulheres: "Ada e Zilá, escutem-me; mulheres de Lameque, marquem vem o que eu digo. Matei um homem porque me feriu, matei um moço porque me machucou. Se são mortas sete pessoas para pagar pela morte de Caim, então, se alguém me matar, serão mortas setenta e sete pessoas da família do assassino." (Gn 4:16-24)

Outro assassinato ocorreu, presumivelmente em autodefesa. A violência aumentava e dois grupos distintos emergiam: 1 - os que demonstravam indiferença quanto ao pecado e o mal; 2- os que adoravam a Deus (descendentes de Sete). Sete teria assumido o lugar de Abel como pai da linhagem que era fiel a Deus.

Morte de Adão (930 anos)

Depois disso Adão viveu mais oitocentos anos. Ele foi pai de outros filhos e filhas e morreu com novecentos e trinta anos de idade. (Gn 5:4-5)

Enoque anda com Deus

Depois disso Enoque viveu em comunhão com Deus durante trezentos anos e foi pai de outros filhos e filhas. Enoque viveu trezentos e sessenta e cinco anos. Ele viveu sempre em comunhão com Deus e um dia desapareceu, pois Deus o levou. (Gn 5:22-24)

Quando Sete completou 150 anos, nasceu o seu filho Enos. Depois disso Sete viveu mais 807 anos. Ele foi pai de outros filhos e filhas e morreu com 912 anos de idade. (Gn 5:6-8)

Nascimento de Noé

Quando Lameque tinha 182 anos, foi pai de um filho e disse: - O SENHOR Deus amaldiçoou a terra, e por isso o nosso trabalho é pesado;,as este menino vai trazer descanso para nós. E Lameque pôs no filho o nome de Noé. (Gn 5:28-29)



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

#103 - O cajado de Arão vira serpente

#146 - A função de Eleazar, o filho de Arão e sobrinho de Moisés

#8 - Descendentes de Noé e fatos da época