#23 - Jó afirma que a sabedoria humana é limitada


Há minas de onde se tira a prata, há lugares onde se refina o ouro. O ferro é tirado da terra, e das pedras se derrete o cobre. Os mineiros levam luz para debaixo da terra; eles exploram lugares profundos e ali, na escuridão, procuram minérios. Longe das cidades, em lugares por onde ninguém passa, eles abrem os poços das minas. E trabalham na solidão pendurados e balançando de um lado para outro. Por cima deles, a terra produz trigo e por baixo está toda rasgada e esmigalhada. As suas pedras contêm safiras, e no seu pó se encontra ouro. As águias não vêem o caminho que desce para as minas, e os falcões também não o conhecem. Os leões e outros animais ferozes nunca descem por esse caminho. Os homens cavam as rochas mais duras e corta as montanhas até o chão. Eles furam túneis nas pedras, com olhos abertos para tudo o que é precioso. Eles cavam até chegar às nascentes dos rios e trazem para a luz o que estava escondido. 

Mas onde pode ser achada a sabedoria? Em que lugar está a inteligência? Os seres humanos não conhecem o valor da sabedoria e não a encontram neste mundo. 

O Oceano afirma: "Aqui não está", e o Mar diz: "Aqui também não." 

Ela não pode ser comprada com ouro, nem trocada por prata. Não se compra a sabedoria com o ouro mais puro, nem com pedras preciosas, como a ágata ou a safira. Ela vale mais do que o ouro ou o vidro; não se pode trocá-la por jóias de ouro puro. Do coral e do cristal nem se fala; a sabedoria é mais valiosa do que as pérolas. O topázio da Etiópia não se compara com ela; e ela não pode ser comprada com o ouro mais puro. 

De onde vem, então a sabedoria? Em que lugar está a inteligência? Nenhum ser vivo pode vê-la, nem mesmo as aves que voam no céu. Até a Destruição e a Morte dizem: "Nós apenas ouvimos falar dela." 

Só Deus conhece o caminho; só ele sabe onde está a sabedoria porque a sua vista alcança os lugares mais distantes do mundo; ele vê tudo o que acontece aqui na terra. Quando Deus regulou a força dos ventos e marcou o tamanho do mar; quando decidiu onde a chuva devia cair e por onde a tempestade devia passar; foi então que ele viu a sabedoria, e a examinou, e aprovou. E ele disse aos seres humanos: "Para ser sábio, é preciso temer o Senhor, para ter compreensão, é necessário afastar-se do mal." (Jó 28)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

#103 - O cajado de Arão vira serpente

#146 - A função de Eleazar, o filho de Arão e sobrinho de Moisés

#8 - Descendentes de Noé e fatos da época