#20 - Zofar descreve as calamidades que os ímpios sofrem


Então Zofar, da região de Naamá, em resposta disse: Jó, você me deixou perturbado, e por isso respondo logo. As suas repreensões são um insulto, mas eu sei dar a resposta certa. 

Você sabe muito bem que desde os tempos antigos, desde que o ser humano existe na terra, sempre foi assim:  a alegria de quem é mau dura pouco; o seu prazer passa depressa. Ele pode ser tão alto como o céu, e a sua cabeça tocar nas nuvens, mas ele se acabará para sempre como a cinza, e os seus conhecidos não ficarão sabendo o que acontece com ele. Ele desaparecerá como um sonho, como uma visão da noite, para nunca mais ser visto. As pessoas que viviam com ele não verão mais. Os seus filhos devolverão aos pobres aquilo que ele roubou, aquilo que ele ganhou desonestamente. O seu corpo jovem e forte logo virará pó. 

Para quem é mau, a maldade é doce. Ele a esconde debaixo da língua e fica com ela na boca para sentir bem o seu gosto. Mas daí a pouco, no estômago, ela vira um veneno amargoso. O homem mau vomita as riquezas que rouba; Deus as arranca do seu estômago. Ele toma veneno de cobra, e esse veneno o mato. 

Quem é mau não terá de tomar leite e mel, que correm como rios. Ele terá de abandonar tudo o que ganhou com o seu trabalho e não poderá aproveitar as suas riquezas. Isso porque explora os pobres e os esquece e rouba as casas dos outros em vez de construir as suas. Ele nunca está satisfeito com o que possui; quer ter sempre mais e mais. Avança em tudo o que pode, mas a sua prosperidade acabará. 

No ponto mais alto do seu sucesso, a miséria o atacará; todo o peso da desgraça cairá sobre ele. Ele que encha a barriga! Deus descarregará sobre ele a sua ira; Deus fará chover sobre ele o seu furor. Mesmo que ele escape de uma arma de ferro, uma flecha com ponta de bronze o atravessará. Tirarão a flecha das suas costas, e ela sairá brilhando com o seu sangue. E o medo tomará conta dele. Tudo o que ele ajuntou será destruído; um fogo não aceso por mãos humanos acabará com ele e com toda a sua família. O céu mostrará os pecados dos maus, e a terra se levantará para acusá-los. 

No dia em que a ira de Deus se derramar sobre eles, todas as suas riquezas serão destruídas. É isso o que Deus faz com os perversos; é essa a recompensa que ele guarda para os maus. (Jó 20)

Jó mostra que os ímpios, muitas vezes, gozam de prosperidade nesta vida

Então em resposta Jó disse: O melhor consolo que vocês me podem dar é escutar atenção as minhas palavras. Tenham paciência enquanto falo; depois que eu terminar, vocês podem zombar de mim. 

Não é de nenhum ser humano que me queixo e é por isso que estou tão impaciente. 

Se vocês olharem para mim, porão a mão na boca, assustados. 

Quando penso no que aconteceu, fico perturbado, e o meu corpo todo treme. Por que será que os maus continuam vivos? Por que chegam ricos à velhice? Eles têm filhos e netos e vivem para vê-los bem crescidos ao seu redor. Nada ameaça a segurança dos seus lares, e Deus não os castiga. O seu gado se reproduz sem problemas, dando crias sem nunca abortar. Os seus filhos correm como carneirinhos e pulam de alegria; eles cantam e se divertem ao som de pandeiros, liras e flautas. 

Os maus têm sempre do bom e do melhor e morrem em paz, sem sofrimento. 

No entanto, a Deus ele dizem: Deixa-nos em paz; não queremos saber das tuas leis. Quem é o Deus Todo-Poderoso para que o adoremos? Que adianta fazer orações a ele? Os maus dizem que progridem pelos seus próprios esforços, mas eu não aceito o seu modo de pensar. Quando foi que se apagou a luz dos perversos? Quantas vezes algum deles caiu na desgraça? Será que Deus alguma vez ficou irado com eles e os fez sofrer? Quando foi que ele os espalhou como a palha ou como a poeira que é levada pela ventania? 

Vocês dizem que Deus castiga o filho pelos pecados do pai. Mas é o pai que deveria ser castigado para que aprendesse a lição. Que o pecador receba o seu próprio castigo, que ele sinta o peso da ira do Todo-Poderoso! Mas, se ele já está morto, se já está no outro mundo, que lhe importa que sua família sofra? Por acaso, alguém pode dar lições ao Todo-Poderoso, que julga até os seres celestiais? Alguns homens levam uma vida feliz e tranquila e morrem ricos, com saúde e cheios de força. Outros, ao contrário, nunca provaram um momento de felicidade e morrem com o coração cheio de amargura. Mas uns e outros acabam morrendo, são sepultados e ficam cobertos de vermes. 

Eu conheço os pensamentos de vocês e sei que pensam mal de mim. Vocês perguntam: 'Onde está agora a casa daquele grande homem que vivia uma vida de pecado?' Será que vocês não têm conversado com pessoas que viajam? Vocês não têm ouvido as suas histórias? Essas pessoas dizem que, quando Deus fica irado e castiga, o homem mau sempre escapa. Ninguém o acusa das maldades que comete; ninguém o faz pagar pelos seus atos. Ele é levado para o cemitério e posto numa sepultura bem guardada. Milhares de pessoas acompanham o corpo, e até a terra que o cobre é leve. 

Meus amigos, as suas consolações são vazias; tudo o que vocês dizem é mentira. (Jó 21)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

#126 - Os 10 mandamentos

#146 - A função de Eleazar, o filho de Arão e sobrinho de Moisés

#147 - As responsabilidades dos coatitas: grupo de famílias de Coate