#11 - Satanás e o Senhor discutem sobre Jó
Chegou o dia em que os servidores celestiais vieram apresentar-se diante de Deus, o SENHOR, e no meio deles veio também Satanás.
O SENHOR perguntou: - De onde você vem vindo?
Satanás respondeu: - Estive dando uma volta pela terra, passeando por aqui e por ali.
Aí o SENHOR disse: - Você notou o meu servo Jó? No mundo inteiro não há ninguém tão bom e honesto como ele. Ele me teme e procura não fazer nada que seja errado.
Satanás respondeu: - Será que não é por interesse próprio que Jó te teme? Tu não deixas que nenhum mal aconteça a ele, à sua família e a tudo o que ele tem. Abençoas tudo o que Jó faz, e no país inteiro ele é o homem que tem mais cabeças de gado
Mas, se tirares tudo o que é dele, verás que ele te amaldiçoará sem nenhum respeito.
O SENHOR disse a Satanás: - Pois bem. Faça o que quiser com tudo o que Jó tem, mas não faça nenhum mal a ele mesmo.
Então Satanás saiu da presença do SENHOR. (Jó 1-6-12)
OBSERVAÇÕES
A Bíblia fala de outras reuniões celestiais, onde Deus e os anjos planejam suas atividades na terra, e onde os anjos também trabalham (1 Rs 22:19-23). Por ser o criador de todos os anjos - tanto os que os servem quanto os que se rebelaram - Deus tem completo poder e autoridade sobre eles.
O que aprendemos sobre Satanás com esse diálogo:
1 - Ele é responsável perante Deus. Todos os seres angelicais, bons ou maus, são compelidos a apresentarem-se diante de Deus (1.6)
2 - Satanás pode estar em apenas um local de cada vez. Seus demônios o auxiliam em seu trabalho, mas como um ser criado, ele é limitado. (1.6-7)
3 - Satanás não pode ler a nossa mente ou prever o futuro. Se pudesse, ele saberia que Jó não cederia à pressão. (1:9-11)
Comentários
Postar um comentário