#132 - As vestimentas sacerdotais



O SENHOR disse a Moisés: - Mande chamar o seu irmão Arão e os filhos dele Nadabe, Abiú, Eleazar e Itamar. Separe-os do povo de Israel para que me sirvam como sacerdotes. Faça roupas de sacerdote para o seu irmão a fim de darem a ele dignidade e beleza. Chame todas as pessoas a quem eu dei habilidade e mande que façam as roupas de Arão, para que ele seja consagrado como meu sacerdote. Mande que façam um peitoral, um manto sacerdotal, uma sobrepeliz, uma túnica bordada, uma mitra e um cinto. Essas pessoas farão roupas de sacerdote para o seu irmão Arão e os filhos dele, a fim de que eles me sirvam como sacerdotes. Esses artesãos deverão usar fios de lã azul, púrpura e vermelha, fios de ouro e linho fino.


O colete sacerdotal



- Os artesãos farão o manto sacerdotal de fios de lã azul, púrpura e vermelha, de linho fino e de fios de ouro e o enfeitarão com bordados. Nas duas pontas do manto haverá duas alças que deverão ser presas nos dois lados do manto. O cinto que passará pela cintura do manto para prendê-lo será feito dos mesmos materiais do manto, formando com ele uma só peça. Pegue duas pedras de ágatas e grave nelas os nomes dos filhos de Jacó, seis nomes numa pedra e seis nomes na outra, por ordem de idade. Escolha um bom ouvires para gravar nas duas pedras os nomes dos filhos de Jacó e para montar as pedras em engastes de ouro. Coloque essas duas pedras nas alças do manto sacerdotal para representarem as doze tribos do povo de Israel. Assim, Arão levará nos ombros esses nomes para que eu, o SENHOR, sempre lembre do meu povo. Faça dois engastes de ouro e duas correntes de ouro puro entrelaçadas em forma de cordão, que você prenderá nos engastes. 



O peitoral das decisões




- Faça um peitoral, que o Grande Sacerdote usará para descobrir a vontade de Deus.

Como o manto sacerdotal, o peitoral também será feito de fios de lã azul, púrpura vermelha e de linho fino enfeitado com bordados. O peitoral será quadrado e dobrado em dois. Terá um palmo de comprimento e um palmo de largura. 
Coloque nele quatro carreiras de pedras preciosas. 
Na segunda carreira ponha uma esmeralda, uma safira e um diamante. 
A terceira carreira terá uma turquesa, uma ágata e uma ametista. 
A quarta carreira terá um berilo, um ônix e um jaspe. 

As pedras deverão ser montadas em engastes de ouro. Em cada uma dessas doze pedras será gravado o nome de um dos filhos de Jacó para representar as doze tribos de Israel. Com fios de ouro puro trançados faça cordões para o peitoral. Faça também duas argolas de ouro e as prenda nas pontas da parte de cima do peitoral. Passe os dois cordões de ouro nas duas argolas e prenda as duas pontas dos cordões nos dois engastes de ouro do peitoral, que serão presos nas duas alças do manto, na parte da frente. Faça outras duas argolas de ouro, que serão presas nas duas pontas de baixo do peitoral, na borda do lado de dentro do manto. Faça ainda mais duas argolas de ouro e prenda-as nas pontas das duas alças do manto, em baixo, na frente dele, perto da costura e acima do cinto. Com um cordão azul prenda as argolas do peitoral nas argolas do manto, para que o peitoral fique preso acima do cinto e não se solte. 

- Quando entrar no Lugar Santo, Arão usará esse peitoral, gravado com os nomes das tribos do povo de Israel para que eu, o SENHOR, sempre lembre do meu povo. 

Ponha o Urim e o Tumim no peitoral para que estejam em cima do coração de Arão quando ele estiver na minha presença. Nessas ocasiões Arão deverá usar o peitoral para que ele possa saber que eu quero que o povo de Israel faça. 

Urim e Tumim



O manto sagrado



A sobrepeliz, roupa que vai por cima do manto sacerdotal, será tecida inteiramente de fios de lã azul. Nela haverá uma abertura para passar a cabeça. Essa abertura será rematada com uma tira de malha para que não se rasgue. Em volta de toda a barra coloque aplicações em forma de romãs, feitas de fios de lã azul, púrpura e vermelha. Entre uma romã e outra ponha sininhos de ouro. Arão deverá usar essa sobrepeliz quando estiver servindo como sacerdote, tanto quando estiver na minha presença no Lugar Santo como quando sair dele. 

Nessas ocasiões, o som dos sininhos será ouvido, e Arão não será morto. 



O sinal da consagração 



- Faça também uma placa de ouro puro e grave nela a seguinte frase: "Separado para o SENHOR.

Amarre essa placa na frente da mitra, com um cordão de lã azul. Arão deverá usá-la na testa para que eu, o SENHOR, aceite todas as ofertas que os israelitas me trouxerem, e para que eles não sejam culpados se cometerem algum erro ao oferecê-las a mim. 

- Você tecerá para o sacerdote uma túnica de linho fino, uma mitra de linho fino e um cinto bordado.



Vestimentas dos filhos de Arão



- Para os filhos de Arão faça túnicas, cintos e mitras a fim de lhes darem dignidade e beleza. Com essas roupas vista o seu irmão Arão e os filhos dele. Depois consagre-os e dedique-os, derramando azeite na cabeça deles, para que me sirvam como sacerdotes. Faça calções de linho para cobrir a nudez deles, calções que vão da cintura até as coxas. Arão e os seus filhos deverão usá-los sempre que entrarem na Tenda da Minha Presença ou quando chegarem perto do altar para servirem como sacerdotes no Lugar Santo. Deste modo eles não se arriscarão a morrer por mostrarem a sua nudez. Arão e os seus descendentes obedecerão a essa ordem para sempre. (Ex 28)




OBSERVAÇÕES:



Deus estava ensinando ao povo como adorá-lo. Assim, Ele precisava de ministros que supervisionassem as tarefas do Tabernáculo e ajudassem as pessoas a manter seu relacionamento com Deus. Estes homens eram chamados de sacerdotes e levitas e tinham que pertencer à tribo de Levi. 

Os caps 28 e 29 fornecem alguns detalhes sobre sacerdotes. 

O sacerdote não apenas pertencia à tribo de Levi como também era descendente de Arão, o primeiro sumo sacerdote de Israel. Com mais responsabilidades que os levitas, os sacerdotes realizavam os sacrifícios diários, mantinham o Tabernáculo e aconselhavam as pessoas. 

Jesus é agora o nosso Sumo Sacerdote (Hb 8). Os sacrifícios não são mais necessários porque Ele sacrificou a si mesmo na cruz.



O manto sacerdotal (éfode) era um tipo de avental bordado constituído de duas partes, frente e costas, unidas nos ombros e ligadas por uma faixa na cintura. Em cada ombro havia uma pedra com o nome de seis tribos de Israel gravado. Simbolicamente, os sacerdotes carregavam o fardo de toda a nação em seus ombros, uma vez que a representava diante de Deus. 



O Urim e o Tumim eram usados pelo sacerdote para tomar decisões. Estes nomes significavam "Maldições" e "Perfeições"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

#126 - Os 10 mandamentos

#147 - As responsabilidades dos coatitas: grupo de famílias de Coate

#141 - O rosto de Moisés resplandece por causa da glória de Deus