#119 - Faraó persegue Israel no deserto

https://servasdadivinamisericordia.wordpress.com/2015/08/23/aprender-a-ser-livre/

"Eu farei com que o rei continue teimoso e persiga vocês. Então eu derrotarei o rei e o seu exército, mostrando assim o meu poder. E os egípcios ficarão sabendo que eu sou Deus, o SENHOR." 

E os israelitas obedeceram. 

Quando contaram ao rei do Egito que os israelitas tinham saído, ele e os seus funcionários mudaram de ideia e disseram: - Vejam só o que fizemos! Deixamos os israelitas saírem e perdemos nossos escravos! 

Então o rei mandou preparar o seu carro de guerra e o seu exército. Ele saiu com todos os carros de guerra, incluindo os 600 melhores, que eram comandados pelos seus oficiais. O SENHOR fez com que Faraó, o rei do Egito, continuasse teimando, e ele foi atrás dos israelitas, que estavam saindo de maneira vitoriosa. Os egípcios, com todos os seus cavalos de guerra e cavaleiros, saíram atrás dos israelitas e os alcançaram onde eles estavam acampados, na beira do mar Vermelho, perto de Pi-Hairote e de Baal-Zefom. 

Quando os israelitas viram o rei e o seu exército marchando contra eles, ficaram apavorados e gritaram pedindo ajuda de Deus, o SENHOR. E disseram a Moisés: - Será que não havia sepulturas no Egito? Por que você nos trouxe para morrermos aqui no deserto? Veja só o que você fez, nos tirando do Egito! O que foi que lhe dissemos? Pedimos que nos deixasse em paz, trabalhando como escravos para os egípcios. Pois é melhor ser escravo dos egípcios do que morrer aqui no deserto! 

Porém Moisés respondeu: - Não tenham medo. Fiquem firmes e vocês verão que o SENHOR vai salvá-los hoje. Nunca mais vocês vão ver esses egípcios. Vocês não terão de fazer nada: o SENHOR lutará por vocês. (Ex 14:3-14)

OBSERVAÇÕES:

600 carros de combate dos egípcios foram enviados contra o povo hebreu, que estava impotente, preso entre as montanhas e o mar. Em cada carro havia dois tripulantes, um condutor e um guerreiro. Com duas rodas puxadas por cavalos, esses carros eram feitos de madeira, e os arreios e os tirantes eram de couro, esses são os tanques de guerra dos tempos bíblicos. 

Este é o primeiro caso de murmuração dos israelitas e revela uma falta de fé em Deus surpreendente apesar de todos os milagres que eles viram com as pragas.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

#1 - SATANÁS É EXPULSO DO CÉU

#20 - Zofar descreve as calamidades que os ímpios sofrem

#4 - História da primeira civilização