#100 - Deus concede poderes a Moisés


Aí Moisés respondeu a Deus, o SENHOR: - Mas os israelitas não vão acreditar em mim, nem vão dar atenção ao que eu falar e vão dizer que o SENHOR não me apareceu. 

Então o SENHOR perguntou: - O que é isso que você tem na mão? 

- Um bastão - respondeu Moisés. 

Deus disse: - Jogue-o no chão. 

Ele jogou, e o bastão virou uma cobra. E Moisés fugiu dela. Aí o SENHOR ordenou a Moisés:  - Estenda a mão e pegue a cobra pelo rabo. 

Moisés estendeu a mão e pegou a cobra pelo rabo, e de novo ela virou um bastão na mão dele. Então o SENHOR disse: - Faça isso para provar aos israelitas que o SENHOR, o Deus dos seus antepassados, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó, apareceu a você. E o SENHOR continuou: - Agora ponha a mão no peito. Moisés obedeceu. E, quando tirou a mão do peito, ela estava leprosa, branca como a neve. - Ponha outra vez a mão no peito - ordenou Deus, o SENHOR. Ele pôs a mão no peito novamente. E, quando a tirou, ela estava tão boa como o resto do corpo. Então o SENHOR lhe disse: - Se com o primeiro milagre os israelitas não acreditarem em você e não se convencerem, então como segundo vão acreditar. Mas, se com esses dois milagres ainda não crerem e não quiserem ouvir o que você disser, tire água do rio Nilo e derrame no chão, que ela virará sangue. 

Moisés respondeu ao SENHOR: - Ó Senhor, eu nunca tive facilidade para falar, nem antes nem agora, depois que começaste a falar comigo. Quando começo a falar, eu sempre me atrapalho. 

Porém o SENHOR lhe disse: - Quem dá a boca ao ser humano? Quem faz com que ele seja surdo ou mudo? Quem lhe dá a vista ou faz com que fique cego? Sou eu, Deus, o SENHOR. Agora vá, pois eu o ajudarei a falar e lhe direi o que deve dizer. 

Aí Moisés pediu: - Não, Senhor. Por favor, manda outra pessoa. 

Então o SENHOR ficou irritado com Moisés e disse: - Por acaso Arão, o levita, não é seu irmão? Eu sei que ele tem facilidade para falar. Além disso, ele está vindo para se encontrar com você e vai ficar contente ao vê-lo. Você falará com Arão e lhe dirá o que ele deve dizer. Eu os ajudarei a falar e direi o que vocês devem fazer. Arão falará ao povo em seu lugar. Ele será o seu representante e falará ao povo por você. E você será como Deus para ele, explicando o que ele deve dizer. Leve este bastão porque é com ele que você vai fazer os milagres. 

Então Moisés voltou para casa de Jetro, o seu sogro, e disse: - Deixe que eu volte para visitar os meus parentes no Egito. Quero ver se eles ainda vivem.  

- Vá em paz - respondeu Jetro. 

Quando Moisés ainda estava na região de Midiã, o SENHOR Deus lhe tinha dito: - Volte para o Egito, pois todos os que queriam matá-lo já morreram. 

Então Moisés fez com que a sua mulher e os seus filhos montassem um jumento e começou com eles a sua viagem de volta para o Egito. Moisés tinha na mão o bastão que Deus havia mandado que ele levasse. E mais uma vez o SENHOR disse a Moisés: - Eu lhe dei poder para fazer muitos milagres. Quando você voltar para o Egito, esteja pronto para fazê-los diante do rei daquela terra. Mas eu vou fazer com que ele fique teimoso e não deixe o povo de Israel sair de lá. Então você lhe dirá que eu, o SENHOR, digo o seguinte: "Israel é o meu primeiro filho. Já lhe disse que deixe o meu filho sair a fim de me adorar. Mas você não deixou, e por isso eu vou matar o seu filho mais velho." 

Durante a viagem para o Egito, num lugar onde Moisés e a sua família estavam passando a noite, o SENHOR se encontrou com Moisés e procurou matá-lo. Aí Zípora, a sua mulher, pegou uma pedra afiada, cortou o prepúcio do seu filho e com ele tocou o pé de Moisés. E disse: - Você é um marido sanguinário. Ela disse isso por causa da circuncisão. E assim o SENHOR deixou Moisés viver. (Gn 4:1- 26)


OBSERVAÇÕES:


- O cajado de um pastor era normalmente uma vara de madeira de 1,5 a 3,0 metros, curvada no topo. O pastor utilizava-o para caminhar, guiar suas ovelhas, matar cobras, etc.

- A lepra era uma das enfermidades mais temidas da época. Como não havia cura, causava muito sofrimento até a morte.

- Deus estava prestes a matar Moisés porque ele não havia circuncidado seu filho. E porque Moisés não havia feito isso? É importante lembrar que Moisés passara metade de sua vida no palácio de Faraó e a outra metade no deserto midianita. Talvez ele não estivesse bem familiarizado com as leis de Deus, especialmente porque os requisitos do pacto de Deus com Israel (Gn 17) não haviam sido diligentemente cumpridos por mais de 400 anos. Além disso, a esposa de Moisés, sendo midianita, pode ter sido contrária à circuncisão. Porém, Moisés não poderia ser um libertador eficiente do povo de Deus até que houvesse cumprido as condições do pacto de Deus, o que incluía a circuncisão. Desse modo, antes que pudessem prosseguir, Moisés e sua família precisaram cumprir os mandamentos de Deus por completo. Segundo a lei do Antigo Testamento, deixar de circuncidar o filho significava afastar a si mesmo e a família das bênçãos de Deus. E Moisés aprendeu que desobedecer a Deus era ainda mais perigoso do que confrontar Faraó.

- Por que Zípora fez a circuncisão? É possível que ela tivesse induzido Moisés a não circuncidar o filho. Se ela impediu a ação, teria agora de efetuá-la. Também há a possibilidade de Moisés ter ficado doente como resultado da desobediência, e Zípora se viu obrigada a fazer a circuncisão sozinha para salvar tanto o marido como o filho. Isto não a teria deixado feliz, havia vista o seu desagradável comentário dirigido a Moisés.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

#103 - O cajado de Arão vira serpente

#146 - A função de Eleazar, o filho de Arão e sobrinho de Moisés

#8 - Descendentes de Noé e fatos da época