#94 - Sepultamento de Jacó
José se atirou sobre o pai, chorando e beijando o seu rosto. Ele deu ordem aos médicos que estavam ao seu serviço para embalsamarem o corpo do seu pai, e assim eles fizeram. Gastaram 40 dias para fazer isso, o tempo normal para embalsamar um corpo. E os egípcios ficaram de luto 70 dias. Quando passou o tempo do luto, José falou com os altos funcionários do palácio do rei do Egito.
Ele disse: - Façam o favor de levar ao rei a seguinte mensagem: "Quando o meu pai estava para morrer, ele me fez jurar que eu o enterraria na sepultura que ele mesmo preparou no país de Canaã. Por favor, deixe-me ir sepultar o meu pai, que depois eu voltarei."
O rei respondeu: - Vá e sepulte o seu pai, como ele fez você jurar que faria.
E assim José foi sepultar o seu pai. Com ele foram as autoridades ligadas ao rei, aos altos funcionários do palácio e todos os líderes do Egito. Foram também as famílias de José, dos seus irmãos e de Jacó. Deixaram na terra de Gosém somente as crianças pequenas, as ovelhas, as cabras e o gado. Também foram homens a cavalo e em carretas, de modo que o grupo era muito grande. Quando chegaram a Atade, que fica a leste do rio Jordão, fizeram uma cerimônia de enterro num terreiro onde o trigo é malhado. Ali choraram muito alto durante 7 dias.
Quando os moradores de Canaã viram tanta gente chorando, disseram: "Como é impressionante o choro desses egípcios!"
Por isso puseram naquele lugar o nome de Abel-Misraim.
Assim, os filhos de Jacó fizeram com o seu pai tudo o que ela havia ordenado. Eles levaram o seu corpo até Canaã e o sepultaram na caverna de Macpela, a leste de Manre, no terreno que Abraão havia comprado de Efrom, o heteu, para ser a sepultura da família.
Depois do sepultamento, José voltou para o Egito com os irmãos e com todos os que o havia acompanhado. (Gn 50:1-14)
OBSERVAÇÕES:
O embalsamento era uma prática típica dos egípcios. Crendo que o morto seguia para o outro mundo em seu corpo físico, os egípcios embalsamavam os corpos para preservá-los, a fim de poderem habitar no mundo vindouro. A família de Jacó, provavelmente, permitiu que ele fosse embalsamado como um sinal de cortesia e respeito para com os egípcios.
Comentários
Postar um comentário