#59 - Isaque na terra dos filisteus


Naquela região houve uma época de falta de alimentos, como tinha acontecido antes, no tempo de Abraão. Por isso Isaque foi até a cidade de Gerar, onde vivia Abimeleque, o rei dos filisteus. 

Ali o SENHOR Deus apareceu a Isaque e disse: - Não vá para o Egito. Fique na terra que eu vou lhe mostrar. Por enquanto fique morando neste lugar, e eu estarei com você e o abençoarei. Darei aos seus descendentes todas estas terras e assim cumprirei o juramento que fiz a Abraão, o seu pai. Farei com que os seus descendentes sejam tão numerosos quanto as estrelas do céu e lhes darei todas estas terras. Por meio dos seus descendentes eu abençoarei todas as nações do mundo, pois Abrão me obedeceu e cumpriu as minhas ordens, os meus mandamentos, as minhas leis e os meus ensinamentos. 

Assim, Isaque ficou morando em Gerar. Quando os homens do lugar lhe fizeram perguntas sobre a sua mulher, ele disse que ela era sua irmã. Rebeca era muito bonita, e Isaque tinha medo de dizer que ela era a sua mulher, pois pensava que os homens do lugar o matariam para ficarem com ela. Isaque ficou ali muito tempo. Um dia Abimeleque, o rei dos filisteus, olhou por uma janela e viu Isaque acariciando Rebeca, a sua mulher. 

Então Abimeleque mandou chamar Isaque e perguntou: - Ela é a sua mulher, não é verdade? Por que você disse que ela era sua irmã? - 

É que eu pensei que me matariam se eu dissesse que ela era a minha mulher - respondeu Isaque. 

Aí Abimeleque disse: - Por que você nos fez isso? Um de nós poderia facilmente ter ido para a cama com ela, e você teria feito com que a culpa caísse sobre nós. 

Então Abimeleque mandou a todo o seu povo o seguinte aviso: "Se alguém tratar mal este homem ou a sua mulher será morto." 

Naquele ano Isaque fez plantações ali e colheu cem vezes mais do que semeou, pois o SENHOR Deus o abençoou. Ele foi enriquecendo cada vez mais e se tornou muito rico e poderoso. Isaque tinha tantas ovelhas e cabras, tanto gado e tantos empregados, que os filisteus acabaram ficando com inveja dele. Por isso eles entupiram com terra todos os poços que os empregados de Abraão, o pai de Isaque, haviam cavado no tempo em que Abraão ainda estava vivo. 

Até que um dia Abimeleque disse a Isaque: - Vá embora da nossa terra. Você ficou muito mais poderoso do que nós. 

Isaque saiu dali, armou as suas barracas no vale de Gerar e ficou morando ali por algum tempo. Ele tornou a abrir os poços que havia sido cavados no tempo de Abraão e que os filisteus haviam tapado depois da sua morte. E Isaque pôs nos poços os mesmos nomes que o seu pai havia posto. Um dia os empregados de Isaque estavam no vale abrindo um poço e acharam uma mina de água.  Os pastores de Gerar discutiram com os pastores de Isaque, afirmando que a água era deles. Por isso Isaque deu a essa poço o nome de Eseque que significa "Discussão". Depois os empregados de Isaque abriram outro poço e por causa dele também houve discussão. Então Isaque pôs nele o nome de Sitna que significa "Inimizade". 

Isaque saiu dali e abriu outro poço. E, como não houve discussão por causa desse, ele o chamou de Reobote "Lugar espaçoso". 

Ele disse: - Agora o SENHOR Deus nos deu um lugar espaçoso para viver nesta terra, e aqui vamos ficar à vontade. (Gn 26: 1 - 22)

OBSERVAÇÕES:

- Este rei Abimeleque não era o mesmo que Abraão encontrou (caps 20;21). Esse poderia ser um nome dinástico dos reis filisteus.

- Embora fossem amigáveis com Isaque, os filisteus se tornaram um grupo que viria a atormentar Israel no tempo de Josué, dos juízes e de Davi.

- Como a área de Gerar estava localizada na extremidade de um deserto, a água era tão preciosa quanto o ouro, por isso encher o poço de alguém com terra era um ato de guerra, e também era considerado um dos crimes mais sérios que poderiam existir.

- Isaque resolveu partir quando as discussões começaram por causa dos poços, ele teve paciência e finalmente conseguiu um lugar para chamar de seu.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

#126 - Os 10 mandamentos

#147 - As responsabilidades dos coatitas: grupo de famílias de Coate

#8 - Descendentes de Noé e fatos da época